Desafios brasileiros: ensino público
 
20/08/2010 - 21:31
  • compartilharCOMPARTILHAR
  • imprimirIMPRIMIR
 

Desafios brasileiros

Novas disciplinas podem atrapalhar aprendizado

Para Cláudio de Moura Castro, currículo escolar deve se concentrar nas matérias essenciais

Aretha Yarak
Disciplinas de base

(Thinkstock)

A nova pilha de livros dos alunos do ensino médio brasileiro não para de crescer. Entre as últimas aquisições, estão obras sobre cultura indígena, filosofia, direitos das crianças e dos idosos e até mesmo regras de trânsito. Mas esse amontoado de conhecimento está jogando para escanteio o mais importante: as disciplinas de base, como português e matemática. E o desprestígio dessas matérias foi apontado por 68% dos brasileiros, como mostra a pesquisa Ibope/CNI Retratos da Sociedade Brasileira, divulgada nesta sexta-feira.

Os estudiosos que defendem a adoção das novas disciplinas nos currículos escolares argumentam que a prática dá aos estudantes mais condições de integrar mais áreas do saber para a compreensão do mundo que os cerca. Mas a superlotação de disciplinas na grade curricular pode, sim, prejudicar a qualidade do ensino, de acordo com Cláudio de Moura Castro, especialista em educação e colunista de VEJA. “A regra básica da educação é ensinar menos para o aluno aprender mais”, afirma Castro.

Para garantir lugar às novas matérias, por exemplo, é preciso suprimir o tempo destinado ao português e à matemática. “O currículo já é duas vezes maior do que deveria ser. Ninguém consegue aprender tudo o que é ensinado hoje em sala de aula”, diz o especialista.

Para Castro, só há um caminho para a qualificação plena do ensino nacional. “O excesso do conteúdo tem de ser retirado das apostilas e o número de disciplinas lecionadas tem de diminuir”, afirma. A regra, então, é simples e uma só: para cada disciplina que entra, uma sai. Não entram na lista de trocas, no entanto, português, matemática e ciências - consideradas essenciais. “É o conteúdo que o jovem vai usar de fato quando sair do colégio”.

Comentários


comentar

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais(e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para aprovação de comentários no site de VEJA

Jonny A.

O ideal mesmo seria aulas em período integral, mas com apenas o básico, o resto como filosofia e religião deveriam vir como apenas eletivas.

23.03.2012

Carol

Bom,eu concordo em aumentar a grade curricular,entretanto, deve-se aumentar tbm a carga horaria do estudande e principalmente qualificar melhor o professor.Tem-se tbm que ensinar o estudante a filtrar as informaçoes, pois vivemos em um mundo repleto de informação e devemos saber filtra-las, pois nao vai adiantar aumenatar as(..)

23.01.2012

| Ler Mais

Sadyra

Concordo plenamente com o comentarista, precisamos complementar as diciplinas e não adicionar na grade mais umas milhares. Deveríamos nos preocupar em ensinar dentro mesmo da ciência ou darmos um foco maior sobre o saneamento básico, educação e preservação do meio-ambiente e o nosso bairro, pois hoje temos formado jovens mal(..)

21.01.2012

| Ler Mais

Cristina

Infelizmente só querem aumentar o currículo, mas não pensam em aumentar a carga horária do ensino público, aumentar o salário do professor, AUMENTAR O NÚMERO DE DOCENTES. Claro que são matérias importantes filosofia e sociologia, porém precisamos melhorar as essenciais para depois adicionar outros conhecimentos. Se tivesse a(..)

05.01.2012

| Ler Mais

Graciela

Enquanto países desenvolvidos se preocupam em incluir a era digital nas escolas, o brasileiro preocupa-se em destruir seus educadores. Lembremo-nos que bons e maus profissionais existem em todas as áreas, e não somente entre professores, por favor!!! Se ALGUNS professores ganham muito para aquilo que fazem, podemos dizer o m(..)

20.10.2011

| Ler Mais

Guto

Vi muitos comentários sobre a inclusão ou volta da filosofia e sociologia como base para compreensão do mundo, lembro que na formação do pensamento científico o latim também costuma ser disciplina fundamental, vamos ressuscitar esta também? A revisão do currículo nas escolas de ensino médio dependem de uma reforma ampla e de(..)

29.09.2011

| Ler Mais

Narcisa

É importante lembrar que atualmente, nossas crianças e adolescentes não são iguais aos de 10, 20 anos atras. Com relação às disciplinas novas que Castro diz que o aluno não as vai usar para a vida e portanto deve-se retirar do currículo priorizando matemática, português e ciências,devemos entender que não é só a escola que e(..)

23.08.2011

| Ler Mais

LH.Fanti

Interessante, o Sr. Cláudio não colocar no currículo, como essencial a disciplina de Filosofia, por exemplo, base das disciplinas ditas científicas. Concordamos, os sistemas de ingresso, ENEM e tudo o mais é que forçam as escolas a trabalharem assim, porque não mudarmos a causa do nosso problema?

17.08.2011

Cléa Mina Kashiwagi

Quem escreve tão difícil. Sei quando é da área de humanas. Vi a carta comercial de um médico e que no final acabava com ciências. Achei diferente porque no Curso de datilografia do Senac a carta termina com atenciosamente. No Japão eles estudam o dia inteiro. Á tarde fazem caligrafia, desenho e artesanato que entra costura e(..)

09.08.2011

| Ler Mais

Aline F.

Já dizia Francis Bacon, "Conhecimento é poder"! o segredo não está na quantidade de matérias e sim como administrá-las, eu sou a favor de introduzir algumas matérias na grade curricular das escolas(principalmente as que são voltadas à respeito dos direitos do cidadão em sociedade), mas claro, sem descentralizar as matérias q(..)

16.05.2011

| Ler Mais

Rogério A Gonçalves

A educação precisa ser repensada. A grade curricular é extensa, poucas escolas conseguem cumprí-la na íntegra e os vestibulares podem exigir toda a grade. Quem ensina tudo não ensina nada. Nossa escola ensina hoje da mesma forma que se ensina a 40 anos atrás, quando o mundo precisava de profissionais para a linha de produção(..)

20.12.2010

| Ler Mais

Bruno F. de Lima

O ponto aqui é: não adianta muito estudar filosofia, meio ambiente e derivados dos problemas sociais atuais como disciplinas, se os estudantes não tem um instrumental de base lingüística e lógica bem formado. Acaba que essas matérias "secundárias" ficam apenas pra "inglês ver", mesmo sendo importantes devem ser primeiro tran(..)

21.11.2010

| Ler Mais

José Leite de Oliveira Junior

Há no texto um lamentável equívoco na abordagem sobre a composição curricular. A LDB estabelece uma diferença entre a base comum e a parte diversificada do currículo. Esta última é complementar e atende aos interesses da comunidade escolar. Assim, as disciplinas mencionadas no início da matéria não superlotam a grade curricu(..)

19.11.2010

| Ler Mais

Ana Raquel (estudante)

Carolina, essa é a opinião minimalista desta revista liberal, que acha que a escola é lugar de formar mão-de-obra, e não seres humanos mais humanos! (vamos ver se o moderador também concorda com isso...)

14.10.2010

Daniele

Eu acho que isso seria a melhor coisa que poderia ser feito para nós estudantes, de que adianta ter tanta matéria, se depois que sairmos do colégio não vai servir pra nada. Tem dias que eu tenho que estudar pra 4 matérias diferentes para fazer prova em um dia só, por ser muita coisa agente acaba confundindo muito, se eu tive(..)

02.10.2010

| Ler Mais

Falcatrua

Além de aumentar as disciplinas deve-se aumentar a carga horária em pelo menos 12 horas por dia com muitos dever de casa, ou seja, os alunos devem acordar antes das galinhas e dormirem depois das prostitutas.

30.09.2010

GILBERTO

A disciplina de filosofia já fazia parte do Ensino Médio antes do golpe militar de 64, ela apenas está retorno ao seu posto de direito. Ela tão é importante quanto às demais, propicia aos jovens apreenderem a buscar a compreensão e a formação de idéias a partir deles próprios, sem se aterem a ler o mundo a partir do olhar do(..)

18.09.2010

| Ler Mais

James

Acho bastante simplista a afirmação "É o conteúdo que o jovem vai usar de fato quando sair do colégio". O que o jovem usaria de fato é saber pensar e a capacidade crítica, o que, infelizmente, as escolas não conseguem mais ensinar.

16.09.2010

Mario (professor)

Acho que a revista Veja, da qual já fui assinante esporádico, se equivoca ao não discutir de forma mais ampla essa afirmação que denomino particularmente de HIPERTROFIA DISCIPLINAR. Esse argumento é pífio, porque oculta o fato do desperdício e extravio de dinheiro público das secretarias de educação que poderiam ser investid(..)

13.09.2010

| Ler Mais

Danielle

Absurdo e inescrupuloso,como se pode em pleno século XXI estudar- se , apenas, matemática e português?!a interpretação e a reflexão desenvolvem, sem via de dúvidas, uma consciência mais critica não prendendo o aluno a meras abstrações da matemática.Será que ele compreenderia a realidade social e os fatores intrínsecos e ex(..)

09.09.2010

| Ler Mais

Luis

Bom. não acho filosofia mais importante que a matematica. mas n acho nd erradoencher um aluno de materias. o fato é que se tem que encher o aluno de matéria vamos oferecer a ele professores qualificados. moro no rio de janeiro e uma das melhores escolas do estado oferece ao aluno aulas de fotografia. o q acham?

07.09.2010

jose

Não se pode aumentar os conteúdos sem aumentar a carga horária que já é mínima. é bom lembrar que muitos temas podem ser ensinados nos conteúdos já existentes, como cultura indígena em aulas de história, o conhecimento é integrado. concordo que português, matemática e ciências são matérias que devem ter uma atenção maior, ma(..)

04.09.2010

| Ler Mais

Maria Eugênia

Necessário uma consciência profissional maior por parte dos profissionais da educação. Conheço de perto a atenção dada pelo governo através dos cursos de capacitação. Existem, sim, pessoas preocupadas em formar verdadeiros cidadãos mas um dos maiores desafios é fazer outros profissionais entenderem sua responsabilidade diant(..)

30.08.2010

| Ler Mais

Gonzalo

A terceira possibilidade (ou junto com as outras duas colocadas) é aumentar o número de horas na escola diurna para os dois turnos ou aumentar o tempo na escola noturna. Alguém quer fazer isso quando observamos a tendência de banalizar o tempo passado na escola? Cartazes observados nas importantes avenidas da minha cidade an(..)

26.08.2010

| Ler Mais

Alcione Domingues

O ideal é mais com menos, valorizando a eficácia.

25.08.2010

Lapeno R

E isso mesmo...A turma ta saindo da escola com um nivel baixissimo de conhecimento e interesse pelas ciencias, matematica e lingua portuguesa. Complementando, Historia, Geografia tambem sao essenciais. A molecada quer moleza, e nao ha como fazer omeletes sem quebrar ovos, escola e para aprender estas diciplinas importantes, (..)

24.08.2010

| Ler Mais

Sônia

Que absurdo! Como não estudar temas como cultura e filosofia que são essenciais para a formação de um cidadão ético.

23.08.2010

Sergio

Concordo com a Carolina. Não é grade superlotada que prejudica o ensino, mas sim a qualidade do ensino. Acho cultura indígena, filosofia, direitos das crianças e dos idosos e regras de trânsito mais importante do que certos aspectos das ciências que só vemos no colêgio e provavelmente nunca mais utilizaremos na vida. Adoro c(..)

23.08.2010

| Ler Mais

Gustavo

Acho que se as novas disciplinas do Ensino Médio (destaque para Filosofia) estiverem integradas com as disciplinas fundamentais, não ocorre superlotação de conteúdos. Boas aulas e interdisciplinaridade é o caminho.

22.08.2010

Carolina (estudante)

Isso é um ABSURDO! Acho filosofia, por exemplo, tão importante quanto matemática. Talvez até mais, porque podemos aplicar a maior parte dos conteúdos estudados na nossa vida cotidiana. Diminuir a grade de disciplinas ministradas no ensino médio, alegando que "os alunos estão sobrecarregados", é uma opinião minimalista, que m(..)

21.08.2010

| Ler Mais

ARIVALDO VASCONCELOS DE MELO

A UNICA MATERIA, QUE DEVERIA TER NO CURRICULUM É FILOSOFIA, A QUAL ERA A PRINCIPAL NOS SECULOS PASSADO. COMO: ALQUIMIA E OUTRAS.

21.08.2010

Marli

Concordo com Castro e acrescento que outras matérias"gerais" são de competência dos serviços assistenciais que funcionam em contra turno escolar..como os Centros p/Ccas e Adolescentes e Centros de Juventude - convênios com a Secretaria de Assistência Social.

21.08.2010

Gaby

Olá! eu concordo com o que você fala, mas tem um porém porquê? os candidato fala tanto em Educação si não envertir nada na educação, porém o importante não e ter diploma,é saber o base pelo menos em português, matemática, ciências quero saber se a educação esta tão boa prá eles, porque não coloca os netos deles pra estudar (..)

21.08.2010

| Ler Mais

Hélio Pimentel

Faltou dizer que o inglês é (ou deveria ser) uma das disciplinas essenciais.

21.08.2010

Amurabi Oliveira

Bem de fato há um excesso de aulas, mas a questão não é a quantidade de disciplinas, até porque creio que seja meio notório que quando se leciona, filosofia, biologia, sociologia o que seja deve-se trabalhar em primeira instância a interpretação textual, indo para além de uma série de normas gramaticais que quando práticas n(..)

21.08.2010

| Ler Mais

Vianney

Os argumentos do professor Claudio estão em sintonia com as pesquisas que mostram a baixa performance dos alunos brasileiros nos exames das disciplinas de fundamento. Os jovens que chegam à universidade carecem de raciocínio lógico-matemático e apresentam insuficiência em leitura e compreensão de textos. Na Educação Básica(..)

20.08.2010

| Ler Mais

Duda Raio de Sol

Primeiramente, bom dia!

20.08.2010

Raulino Júnior

Sou professor e concordo, plenamente, com o especialista. A quantidade não deve ser sobreposta à qualidade.

20.08.2010

Eduardo Martins

"É o conteúdo que o jovem vai usar de fato quando sair do colégio". Comentário infeliz. Quer dizer que ética e a fundamentação da construção do conhecimento (inclusive o científico), que são conteúdos da disciplina filosofia, não são úteis? Talvez seja por culpa dessa linha de raciocínio que alguns jovens de hoje em dia não (..)

20.08.2010

| Ler Mais

Evaldo Berkembrock

Concordo com o Sr. Moura Castro. Acrescento a este ponto de vista a necessidade de simplificar a lingua portuguesa que devido ao excesso de regras é praticamente incompreensível. Esta é a única forma de aprender o português corretamente e torná-lo um instrumento de comunicação eficiente.

20.08.2010

Dona Cacilda

Eu sempre disse isso para os professores da escola. Tem as disciplinas maiores e as disciplinas menores. Ainda bem que chegou mais um com meu ponto de vista. O negócio é ser lacônico, falar pouco... já economizo até bom dia.

20.08.2010

Luís Gustavo

Artigo interessante porém de cunho um tanto quanto mecanicista! Ensinar ao aluno aquilo que ele de fato vai usar na vida, mas, o que ELE vai escolher para a vida dele? Isso quem decide não é a escola, então determinadas disciplinas não deveriam ser subestimadas nem tão pouco deixadas de lado. Será que em pleno século XXI con(..)

20.08.2010

| Ler Mais

Lu

Há algumas disciplinas que realmente não precisariam estar no currículo escolar, mas a filosofia e sociologia é fundamental, pois abre a mente e facilita muito a compreensão de todas as matérias, assim como o mundo em que vivemos.

20.08.2010

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados