Preparação

Inscrições para simulado do Enem 2011 se encerram na sexta

Curso Anglo aplicará a prova em mais de 200 cidades de onze estados

Nathalia Goulart
Estudantes fazem prova no segundo dia do Enem 07/11/2010

Estudantes fazem prova no segundo dia do Enem 07/11/2010 (Margarida Neide / Folhapress)

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 só acontece em outubro, mas milhares de estudantes precisam começar a preparação agora. Para isso, nada melhor do que treinar. Encerram-se na sexta-feira as inscrições para o simulado preparatório que o curso Anglo Vestibulares aplicará no domingo em mais de 200 cidades de onze estados. Os interessados têm até sexta-feira para realizar a inscrição gratuita, exclusivamente pela internet.

A ajuda pode ser valiosa. "O Enem cobra interpretação de texto e capacidade de análise e compreensão de gráficos. Tudo isso exige muito treinamento", diz Luis Ricardo Arruda, coordenador do simulado. "Para se dar bem no Enem, decorar conteúdos já não é suficiente: é preciso desenvolver as habilidades exigidas."

A prova aplicada pelo Anglo segue o modelo de questões do Enem, em versão compacta. O simulado será realizado em uma única data, ao invés dos dois dias do Enem. A divisão de questões será a seguinte: 22 para ciências da natureza, 22 para matemática, 23 para linguagens e 23 para ciências humanas. No Enem, cada competência tem 45 questões. Arruda explica a adaptação: "O tempo para o vestibulando é precioso: se ocuparmos dois dias com o simulado, podemos prejudicar o ritmo de estudo do aluno. Já o número de questões apresentado é suficiente para que ele entenda e treine o estilo do Enem."

Até o momento, 43.000 estudantes já se inscreveram para a prova. Tamires Ribeiro é uma delas. A estudante paulista realiza o simulado desde o primeiro ano do ensino médio. Atualmente, enfrenta seu primeiro ano de cursinho em busca de um vaga em medicina. "Desde 2007, vi a prova do Enem se tranformar. Hoje, a carga de textos é muito grande e cansativa. Com treinamento, é possível driblar o cansaço que esse tipo de prova causa."

Apesar de se tratar de uma prova simulada, é preciso levá-la a sério, orienta Arruda. O estudante deve se preparar como se de fato realizasse a prova do Enem. É importante dormir cedo no dia anterior e levar água e lanche no dia da prova. "Valem os cuidados de um dia típico de vestibular", reforça o coordenador Arruda.

O estudante que realizar o prova promovida pelo Anglo receberá um boletim de avaliação com seu desempenho. Além disso, após a prova, ele poderá conferir a resolução do exame. "Sem esse tipo de retorno, é quase impossível detectar os pontos que precisam ser revistos", conta a já veterana em simulados Tamires. Os candidatos do domingo têm ainda um motivo extra para se dedicarem à prova. Os cinco primeiros colocados serão premiados com 2.000 reais cada em bolsa-inscrição para os vestibulares deste ano.

Simulado Aberto Enem 2011 Anglo Vestibulares
Inscrição: gratuita
 (www.simuladoaberto.com.br)
Data e horário: 5 de junho, das 13 às 18 horas
Local: Nos cursinhos Anglo Vestibulares e nas escolas conveniadas dos seguintes estados: Acre, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados