Tarja Universidades

Rio de Janeiro

Grupo Galileo começa a entregar documentação para alunos da UniverCidade

Matriculados podem retirar pessoalmente os documentos. Grupo ainda não definiu prazos para estudantes da Gama Filho

Alunos que estavam matriculados na UniverCidade podem retirar os documentos para transferência entre hoje e sexta-feira

Alunos que estavam matriculados na UniverCidade podem retirar os documentos para transferência entre hoje e sexta-feira (Thinkstock)

O grupo Galileo Educacional começou nesta terça-feira a entregar documentos e certificados acadêmicos aos alunos do Centro Universitário da Cidade (UniverCidade), descredenciado em janeiro pelo Ministério da Educação (MEC). Os 4.000 estudantes que estavam matriculados no grupo antes do fechamento podem retirar a documentação até a sexta-feira, de acordo com o cronograma.

O processo de devolução da documentação faz parte de um acordo entre a mantenedora e o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), sob pena de multa de 100.000 reais. O grupo, porém, ainda não divulgou o cronograma para os estudantes da Universidade Gama Filho, também fechada em janeiro.

Cronograma para entrega de documentos e certificados

Horário de atendimento
Das 9h às 18h


25 a 28 de fevereiro

Cursos da unidade Ipanema
Local - Avenida Epitácio Pessoa, 1664


26 de fevereiro

Cursos de ciências contábeis, administração, marketing e relações internacionais das unidades Centro e Madureira
Local - Rua Gonçalves Dias, 56


27 de fevereiro

Curso de direito das unidades Centro e Madureira
Local - Rua Gonçalves Dias, 56


28 de fevereiro

Demais cursos das unidades Centro e Madureira
Local - Rua Gonçalves Dias, 56

 

Para receber os alunos do curso de medicina, o maior da Gama Filho, o MEC escolheu a Universidade Estácio de Sá (Unesa). A pasta publicou o resultado no Diário Oficial na segunda-feira, mas afirmou que a decisão ainda será ratificada após a visita para verificar as condições do campus.

Na última sexta-feira, o MEC já havia divulgado que as universidades Estácio, Veiga de Almeida e a Faculdade de Tecnologia Senac Rio (Fatec), que formam o Consórcio Rio Universitário, venceram o edital para receber os demais estudantes do grupo. Ao todo, cerca de 9.500 alunos estudavam nas duas universidades

Segundo o MEC, cabe ao consórcio a divulgação do calendário de matrícula. Ainda segundo a pasta, os estudantes que não quiserem participar do processo de transferência assistida poderão retirar a documentação e procurar outras instituições pelo modo de transferência comum.

Aos alunos que participarem do processo de transferência mediado pelo MEC, a pasta garantiu a continuidade de bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni), do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), do programa Ciência sem Fronteiras, além da garantia de vínculos de estágios e a prorrogação de prazo para entrega de certificados na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O MEC alega que o descredenciamento ocorreu devido à má qualidade do ensino oferecido nas instituições e porque o grupo Galileo não ofereceu um plano para superar os problemas financeiros, que causaram atrasos no pagamento de professores e funcionários. Além dos 9.500 estudantes, o grupo tem ainda de entregar  o certificado de conclusão a cerca de 3.500 formandos.

Leia também:
Tribunal de Justiça do Rio multa grupo Galileo
MEC descredencia duas universidades do Rio de Janeiro
Defensoria do Rio apresenta ação para facilitar transferência de alunos da Gama Filho
Gama Filho e UniverCidade devem manter secretarias funcionando

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados