Educação
Ensino superior
Estados Unidos, principal destino dos estudantes brasileiros
Quase 8.000 alunos cursavam graduação ou pós no país em 2009
As melhores universidades do mundo estão nos Estados Unidos. É isso que atesta o ranking da publicação Times Higher Education. O país é também o destino mais procurado pelos brasileiros quando o assunto é ensino superior. Segundo o relatório Education at Glance, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), 7 586 brasileiros ocupavam os bancos das universidades americanas em 2009, em cursos de graduação e pós-graduação.
A segunda nação mais procurada pelos brasileiros é França, que abriga 2 941 estudantes. Maria Elisa Serra, de 21 anos, é uma deles. Depois de cursar o ensino médio no país, a paulista faz hoje o terceiro ano de psicologia na École des Psychologues Praticiens. "A França é fonte de muito conhecimento e muita cultura e a exigência por aqui é muito grande", conta.
A Grã-Bretanha, outra nação cujas instituições de ensino superior se destacam no ranking da Times, atrai menos brasileiros (1 269) e é apenas o sexto destino mais procurado por eles. Uma das possíveis explicações para esse quadro é que o país oferece menos facilidades para os estrangeiros, como bolsas de estudo. Confira os principais destinos a seguir.
Leia também:
O caminho rumo às melhores universidades do planeta
Pé-de-meia ou bolsa para chegar a melhores universidades
Ensino médio é passaporte para universidade no exterior







Comentários
Lucas
Estou no começo do 1º ano do Ensino Médio ,tenho como objetivo :concluir o Ensino Médio e fazer uma faculdade no EUA logo depois do Ensino Médio ,mas o problema principal para eu conquistar esse sonho é o dnheiro,sei que estudar custa caro e ainda mais fora do Brasil ,espero ganhar uma bolsa de estudos e irei aproveitá-la c(..)
08.02.2012
| Ler Mais
Paulino de Oliveira
Somente selecionando melhor e pagando melhor os nossoe professores é que melhoraremos a educação no Brasil.
31.01.2011
Leonardo
Interessante esta pesquisa, mas infelizmente ignorou os brasileiros na América Latina. Talvez tenha mais brasileiros estudando na Bolívia que nos USA. Pela minha experiência de estudar fora (graduação nos USA, pós na Suécia), digo que vale a pena, mas lamento a burocracia das revalidações no Brasil. Aceitam minhas credenci(..)
08.11.2010
| Ler Mais
dalila
faltou nesse quadro a bolívia e cuba, países muito procurados por brasileiros para estudo d curso superior em medicina
26.10.2010
marcelo
Essa matéria é tendenciosa, pois não mostra os nossos brilhantes alunos que estudam principalemnte nas famosas e excelentes faculdades d emedicina da Bolívia e De Cuba, tão boas são, que eles não conseguem ser aprovados na prova de validação do diploma no Brasil.
25.10.2010
luiz ferreira
fluxo exterior
25.10.2010
Eduardo
E os estudantes brasileiros que fazem medicina na Bolívia (em Santa Cruz de la sierra) só na Bolívia deve ter mais de 1.000 estudantes, ta errado essa lista ai ou a Bolívia nao é considerada um País. uhauha
25.10.2010
Amanda Garcia
Seria esta a válvula de escape dos poucos brasileiros que acredita que o estudo é a unica arma do sucesso. Infelizmente vivemos em um país subdesenvolvido que caminha a passos de formigas na educação de qualidade.
25.10.2010