Tarja Enem e Vestibulares

Avaliação

Enem: redação nota 1.000 será avaliada pela banca

Decisão do MEC é anunciada após revelação de que textos da prova de 2012 que receberam nota máxima continham erros graves

Candidatos protestam contra correção do Enem

Candidatos protestam contra correção do Enem (Marcos De Paula/AE)

A partir de edição deste ano do Enem, todas as redações que obtiverem nota 1.000 na avaliação de dois corretores serão examinadas também por uma banca de avaliadores. Formada por três professores com título de doutor, a banca fará um "pente fino" nos textos, a fim de verificar quais realmente são merecedores da pontuação máxima. O mesmo zelo, porém, não deverá ser aplicado aos demais textos, nem àqueles que obtiverem 990 pontos, por exemplo. A decisão, anunciada nesta sexta-feira pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, surge logo após o jornal O Globo publicar reproduções de redações nota 1.000 com erros grosseiros de ortografia — como "trousse", "enchergar" e "rasoavel" — e também de concordância e pontuação.

Leia também:
Inep estuda forma de punir gracinhas em futuras redações do Enem
Receita de macarrão e hino na redação: qual a gravidade do episódio?
MEC: redação com receita de macarrão não fugiu ao tema
Hino do Palmeiras rende 500 pontos na redação do Enem

Até o Enem 2012, as redações só eram analisadas pelo terceiro corretor quando havia discrepância superior a 200 pontos entre as notas atribuídas pelos dois primeiros avaliadores — confira os critério de correção das redações. Para que um texto chegasse à banca examinadora, era preciso que o terceiro corretor discordasse das avaliações anteriores.

Segundo Luiz Cláudio Costa, presidente do Inep, autarquia do MEC responsável pelo Enem, das 2.084 redações nota 1.000 da edição 2012 da prova, 638 (30%) precisaram da intervenção do terceiro corretor. Dessas, 398 foram enviadas à banca porque não houve entendimento entre as avaliações anteriores.

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados