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Enem: manifestações vão questionar correção da redação

Atos públicos organizados nas redes sociais devem acontecer em ao menos 13 cidades. Estudantes planejam ação judicial contra o MEC

Por Da Redação
2 jan 2013, 13h00

Estão programadas para a tarde desta quarta-feira diversas manifestações de estudantes insatisfeitos com a correção da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012. As notas foram divulgadas na última sexta-feira e, desde então, as queixas se espalham pelas redes sociais.

No Facebook, a comunidade “Ação judicial – redação Enem 2012”, que já reúne quase 26.000 pessoas, propõe uma agenda de atos públicos que deve ter início às 14h, em 13 capitais, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Fortaleza.

Além das reuniões, os manifestantes preparam um abaixo-assinado virtual para alimentar uma ação judicial pedindo que o Ministério da Educação (MEC) libere o acesso à correção da redação antes do início das inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que começam na próxima segunda-feira. Com a correção em mãos, os estudantes querem questionar na Justiça os critérios adotados pelo ministério.

De acordo com o calendário oficial do Enem 2012, o acesso à correção da prova de redação só será liberado no dia 6 de fevereiro. No entanto, não será possível contestar a nota atribuída pelos avaliadores. O acesso, segundo o MEC, tem caráter exclusivamente pedagógico.

A prova de redação é uma das notas mais valiosas na hora da disputa de uma das vagas do Sisu, sistema que escolhe os candidatos para as instituições públicas de nível superior. Além disso, o estudante que teve nota igual a zero na dissertação está impossibilitado de se inscrever no sistema e também está de fora da disputa por uma bolsa do Programa Universidade Para Todos (ProUni).

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Após diversas reclamações em 2011, o MEC anunciou mudanças nos critérios de correção da redação do Enem 2012. As alterações são bem-vindas, dizem os especialisas, que reforçam, contudo, que a avaliação ainda carece de critérios mais claros e se apoia em parâmetros morais. Confira o passo a passo da correção:

Como será feita a correção da redação do Enem 2012

Passo 1 O primeiro avaliador atribui uma nota para cada uma das cinco competências exigidas pelo MEC. Cada competência vale 200 pontos e, portanto, a nota total do aluno pode variar de 0 a 1.000 pontos. Passo 2 O segundo avaliador repete o processo do primeiro e atribui também uma nota de 0 a 1.000 à redação. Se houver concordância, a nota final será a média aritimética das duas notas. Desempate Caso haja uma discrepância de 200 pontos entre as duas notas – ou uma diferença de 80 pontos em cada uma das competências avaliadas – um terceiro avaliador é convocado. Até 2011, a margem de diferença era de 300 pontos. Passo 3 O terceiro avaliador analisa a redação e atribui a ela uma nota entre 0 e 1.000 pontos. Caso não haja discrepância entre o terceiro e pelo um dos outros avaliadores, a nota final será a média aritimética das duas notas que mais se aproximarem. Desempate Caso persista a diferença de 200 pontos entre os três avaliadores anteriores, uma banca composta por três outros corretores será convocada. Passo 4 Após a avaliação dos três integrantes, uma nova final será atribuída ao candidato.

Competências avaliadas no texto

Número 1 Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita. Número 2 Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. Número 3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Número 4 Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Número 5 Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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As razões da nota zero

Razão 1 Não atender a proposta solicitada ou apresentar outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo, o que configurará “fuga ao tema/não atendimento ao tipo textual”. Razão 2 Deixar a folha de redação em branco. Razão 3 Escrever menos de sete linhas na folha de redação, o que configurará “texto insuficiente”. Linhas com cópias do texto de apoio fornecido no caderno de questões não serão consideradas na contagem do número mínimo de linhas. Razão 4 Escrever impropérios, fazer desenhos e outras formas propositais de anulação Razão 5 Desrespeitar os direitos humanos

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