Mais Lidas

  1. Lula sempre ganhou mensalinho da OAS, diz empreiteiro

    Brasil

    Lula sempre ganhou mensalinho da OAS, diz empreiteiro

  2. Temer monta seu governo: “Quero entrar para a história”

    Brasil

    Temer monta seu governo: “Quero entrar para a história”

  3. Felipe Melo entra de sola e detona comentarista Neto

    Esporte

    Felipe Melo entra de sola e detona comentarista Neto

  4. Marcola quer fazer botox

    Brasil

    Marcola quer fazer botox

  5. Justiça investiga manobra para reverter extradição de Pizzolato

    Brasil

    Justiça investiga manobra para reverter extradição de Pizzolato

  6. PMDB lança programa de governo

    Brasil

    PMDB lança programa de governo

  7. A miss-bumbum e o clima de fim da festa no Planalto

    Brasil

    A miss-bumbum e o clima de fim da festa no Planalto

  8. Irmãs tramam pelo WhatsApp assalto ao próprio pai no interior de São Paulo

    Brasil

    Irmãs tramam pelo WhatsApp assalto ao próprio pai no interior de...

Enem 2013: professor dá aula de matemática minutos antes da prova

Docente montou "sala de aula" na porta da UERJ, onde há a maior concentração de candidatos na cidade

Por: Emylinn Lobo, do Rio de Janeiro - Atualizado em

  • Voltar ao início

  • Todas as imagens da galeria:


Banner Anglo 2014
(VEJA.com/VEJA)

Leia também:

O que fazer nos dias do Enem

Teste vocacional: escolha sua carreira Atualidades que podem cair no Enem Temas para treinar a redação do Enem Conteúdos mais cobrados desde 2009 Seis formas de usar a nota do Enem Como é calculada a nota do Enem

Desde 2010, o professor Márcio Rodrigues Barbosa, de 53 anos, vai à porta da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) nos dias em que é realizado o Enem para tirar as dúvidas de matemática de última hora dos participantes. "Em 40 segundos eu consigo acabar com bloqueio e ensinar truques que fazem a diferença", disse o professor, que é muito procurado por alunos que odeiam matemática.

Confira os gabaritos extraoficiais:

Primeiro dia de provas

Segundo dia de provas

Gabriele de Meneses, de 24 anos, foi uma de suas alunas. Ali, assistiu à explicação sobre raiz quadrada, instantes antes de entrar na UERJ para fazer a prova. Ela espera que a aula a ajude a conquistar uma vaga no curso de administração.

"O negócio não é ensinar, é fazer o aluno se apaixonar pela matéria", diz Barbosa, orgulhoso de ter tirado mais uma dúvida antes da prova do Enem. Fora dos dias de prova, o professor monta sua sala de aula na rua Uruguaiana, no centro do Rio.

Prova - A avaliação deste domingo contempla as áreas de linguagem e matemática, além de redação. O tempo máximo para realização do exame é de cinco horas e meia e o mínimo, duas horas. No entanto, os candidatos que quiserem levar para casa o caderno de questões só poderão sair nos 30 minutos finais.

A dissertação é um dos grandes desafios do Enem: vale de 0 a 1000 pontos e quem obtém zero fica impossibilitado de disputar vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona estudantes para instituições públicas de ensino superior, e pelo Programa Universidade Para Todos (Prouni), que concede bolsas de estudo em universidades privadas. Também fica inabilitado de concorrer a vagas em cursos técnicos gratuitos por meio do Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos (Sisutec) e de receber o certificado do ensino médio.

Neste ano, o Ministério da Educação (MEC) endureceu as regras de correção dos textos: quem escrever passagens deliberadamente desconectadas do tema proposto terá a redação anulada. Além disso, se as notas atribuídas pelos dois corretores apresentarem uma discrepância superior a 100 pontos, um terceiro avaliador será acionado. Em 2012, a terceira correção dependia de uma diferença igual ou superior a 200 pontos. O objetivo do MEC com tais alterações é evitar que ocorram casos semelhantes aos registrados no último exame, quando participantes enxertaram em seus textos trechos do hino de um clube de futebol e até a receita de macarrão instantâneo. Assim mesmo, obtiveram notas consideradas boas.

Resultado - O gabarito oficial do Enem será divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas e Educacionais (Inep) em 30 de outubro. Vale lembrar que os candidatos poderão saber quantas e quais questões acertaram, mas apenas o gabarito não é suficiente para conhecer seu desempenho na prova. Isso porque o Enem segue a Teoria da Resposta ao Item (TRI), pela qual acertos e erros têm pesos relativos, sendo o desempenho final do participante determinado pela combinação de resultados.

TAGs:
Vestibular
Ensino Médio
Ensino Superior
Prova