Por: Emylinn Lobo, do Rio de Janeiro - Atualizado em

  • Voltar ao início

  • Todas as imagens da galeria:


Banner Anglo 2014
(VEJA.com/VEJA)

Leia também:

O que fazer nos dias do Enem

Teste vocacional: escolha sua carreira Atualidades que podem cair no Enem Temas para treinar a redação do Enem Conteúdos mais cobrados desde 2009 Seis formas de usar a nota do Enem Como é calculada a nota do Enem

Desde 2010, o professor Márcio Rodrigues Barbosa, de 53 anos, vai à porta da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) nos dias em que é realizado o Enem para tirar as dúvidas de matemática de última hora dos participantes. "Em 40 segundos eu consigo acabar com bloqueio e ensinar truques que fazem a diferença", disse o professor, que é muito procurado por alunos que odeiam matemática.

Confira os gabaritos extraoficiais:

Primeiro dia de provas

Segundo dia de provas

Gabriele de Meneses, de 24 anos, foi uma de suas alunas. Ali, assistiu à explicação sobre raiz quadrada, instantes antes de entrar na UERJ para fazer a prova. Ela espera que a aula a ajude a conquistar uma vaga no curso de administração.

"O negócio não é ensinar, é fazer o aluno se apaixonar pela matéria", diz Barbosa, orgulhoso de ter tirado mais uma dúvida antes da prova do Enem. Fora dos dias de prova, o professor monta sua sala de aula na rua Uruguaiana, no centro do Rio.

Prova - A avaliação deste domingo contempla as áreas de linguagem e matemática, além de redação. O tempo máximo para realização do exame é de cinco horas e meia e o mínimo, duas horas. No entanto, os candidatos que quiserem levar para casa o caderno de questões só poderão sair nos 30 minutos finais.

A dissertação é um dos grandes desafios do Enem: vale de 0 a 1000 pontos e quem obtém zero fica impossibilitado de disputar vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona estudantes para instituições públicas de ensino superior, e pelo Programa Universidade Para Todos (Prouni), que concede bolsas de estudo em universidades privadas. Também fica inabilitado de concorrer a vagas em cursos técnicos gratuitos por meio do Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos (Sisutec) e de receber o certificado do ensino médio.

Neste ano, o Ministério da Educação (MEC) endureceu as regras de correção dos textos: quem escrever passagens deliberadamente desconectadas do tema proposto terá a redação anulada. Além disso, se as notas atribuídas pelos dois corretores apresentarem uma discrepância superior a 100 pontos, um terceiro avaliador será acionado. Em 2012, a terceira correção dependia de uma diferença igual ou superior a 200 pontos. O objetivo do MEC com tais alterações é evitar que ocorram casos semelhantes aos registrados no último exame, quando participantes enxertaram em seus textos trechos do hino de um clube de futebol e até a receita de macarrão instantâneo. Assim mesmo, obtiveram notas consideradas boas.

Resultado - O gabarito oficial do Enem será divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas e Educacionais (Inep) em 30 de outubro. Vale lembrar que os candidatos poderão saber quantas e quais questões acertaram, mas apenas o gabarito não é suficiente para conhecer seu desempenho na prova. Isso porque o Enem segue a Teoria da Resposta ao Item (TRI), pela qual acertos e erros têm pesos relativos, sendo o desempenho final do participante determinado pela combinação de resultados.

TAGs:
Vestibular
Ensino Médio
Ensino Superior
Prova