Tarja Enem

Exames

Enem 2010: prova de inglês foi elaborada e criativa

Avaliação exigiu dos estudantes compreensão de texto e leitura cuidadosa das alternativas

Aretha Yarak

Com apenas cinco perguntas, a primeira prova de inglês aplicada pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo, apresentou questões de nível médio, mas bem elaboradas e criativas. De acordo com Patrícia Senne dos Santos, professora de língua inglesa do Curso Anglo, as três últimas perguntas foram as mais sofisticas.

“Todas eram basicamente de compreensão de texto. O aluno tinha de saber qual era a idéia principal do texto e uma leitura bem cuidadosa das alternativas era suficiente para eliminar as opções mais absurdas”, diz Patrícia. Segundo a professora, esse era o caso das questões de número 92 e 93 – nesta última, pediam-se duas palavras que não apareciam no texto, mas que eram necessárias para dar sentido à narrativa.

As cinco questões de língua inglesa traziam cinco gêneros diferentes. A primeira foi extraída uma letra de música; a segunda, de texto sobre a cultura britânica (e seu hábito de falar sobre o clima); a terceira, de texto informativo sobre a possível morte do computador pessoal. A quarta questão era um cartaz da ONU com as metas da organização para o milênio e a quinta, um cartão postal.

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados