Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Walmart lança nova estratégia que acabará com promoções de produtos

Varejista aplicará, a partir deste mês, o conceito criado pela matriz de “preço baixo todo dia”

Por Ana Clara Costa
4 jan 2011, 20h41

O Walmart anuncia nesta quarta-feira que pretende aplicar no Brasil, a partir de janeiro, o conceito de ‘preço baixo todo dia’ (tradução de seu slogan americano everyday low price). Isso significa que as promoções de início de mês, ou semanais – criadas para gerar fluxo nas lojas e tão comuns no Brasil – deixarão de existir. No lugar dos ‘saldões’, a rede tentará reduzir os preços de seus produtos abaixo do que vem sendo praticado pela concorrência, sobretudo o Extra, do Grupo Pão de Açúcar. Nesse jogo, aparentemente, o consumidor irá sair ganhando e o Walmart também. O lado perdedor será o dos fornecedores.

A garantia de preços mais baixos é explicada pela renegociação de contratos com fornecedores. Desde o início do segundo semestre de 2010, o Walmart vem redefinindo preços e, sobretudo, aumentando a chamada ‘verba promocional’ com seus fornecedores. Tal verba é uma espécie de jargão que o mercado brasileiro utiliza para apelidar os descontos que as redes recebem de seus fornecedores na compra de lotes de seus produtos.

Esse aumento de descontos conseguido será possivelmente revertido em redução de preços para os consumidores e não mais constará nos resultados financeiros da empresa. “Em contrapartida, as margens de venda dos produtos serão maiores”, afirma uma fonte ligada ao Walmart.

A estratégia foi aplicada no México em 1999 e garantiu a tranqüila liderança de mercado ao varejista. O México é o maior mercado para o Walmart fora dos Estados Unidos. Por essa razão, o mexicano Francisco Casado, executivo da empresa, foi deslocado para o Brasil em 2010 para comandar as mudanças de gestão que o país deveria sofrer. O ‘preço baixo todo dia’ pode dar início a uma nova etapa da rede no Brasil – talvez mais lucrativa e menos turbulenta para seus executivos.

Além da nova estratégia, o Walmart anuncia nessa quarta-feira o resultado das mudanças de gestão que a empresa vem sofrendo no Brasil – renegociação de contratos com fornecedores, troca de presidente (Hector Nuñes deu lugar a Marcos Samaha) e integração das operações de todas as suas bandeiras.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.