Audi vende mais em 2012, mas BMW continua na liderança no mercado de luxo
Estados Unidos e China foram os maiores mercados da Audi no ano passado, que não conseguiu ultrapassar a BMW na liderança do segmento
A montadora alemã Audi, do grupo Volkswagem, divulgou recorde de vendas de veículos de luxo e utilitários esportivos (1,45 milhão de unidades) em 2012, beneficiada por maiores entregas nos Estados Unidos e na China. Contudo, as vendas totais subiram apenas 0,8% em dezembro, para 110,4 mil veículos, enquanto houve queda de 19,2% nas entregas no mercado europeu, o que quase anulou os ganhos em outras regiões.
A Audi, porém, vendeu menos no mercado de luxo que sua concorrente BMW no ano passado. A BMW comercializou 1,845 milhão de veículos em 2012, alta anual de 10,6%, e consolidou sua liderança no mercado de alta renda, conforme a empresa informou nesta quinta-feira. As vendas em dezembro saltaram 14,8%, para 181,6 mil unidades. As duas montadoras já anunciaram que esperam aumentar as vendas ainda mais neste ano.
Enquanto isso, a Volkswagen pretende encerrar sua parceria em veículos comerciais com a Daimler AG, uma vez que a Volks busca desenvolver laços mais estreitos com a subsidiária de caminhões MAN SE, informou a agência de notíciasReuters nesta quinta-feira, citando uma fonte anônima. A Volkswagen começou a desenvolver um novo modelo para o utilitário Crafter, que atualmente tem sido produzido pela Daimler, sob um acordo de colaboração que expira em 2016, informou a reportagem, citando a mesma fonte.
(com agência Reuters e Estadão Conteúdo)