Vendas do Carrefour desaceleram no Brasil
O crescimento de vendas em lojas abertas há mais de 12 meses desacelerou para 7,1%, ante 10,6% no primeiro trimestre
O Carrefour informou que o crescimento das vendas no Brasil, maior mercado da empresa após a França, desacelerou no segundo trimestre e as condições de negócios continuaram difíceis na Europa Ocidental, especialmente na Itália.
Os resultados no Brasil permaneceram positivos, embora o crescimento de vendas em lojas abertas há mais de 12 meses (vendas mesmas lojas) desacelerou para 7,1%, ante 10,6% no primeiro trimestre. Para O vice-presidente financeiro, Pierre-Jean Sivignon, isso deveu-se ao calendário desfavorável de Páscoa neste ano.
Por outro lado, os negócios estão melhorando nos hipermercados da França e as vendas se tornaram positivas na China pela primeira vez desde 2011, reassegurando aos investidores a capacidade do presidente Georges Plassat em recuperar a maior varejista da Europa.
Leia também:
IBGE: vendas do varejo crescem 4,5% na comparação anual
Carrefour planeja aumentar investimentos no mundo
Sivignon disse a jornalistas que o consenso de mercado para o lucro antes de juros e impostos de 2013, de cerca de 2,2 bilhões de euros, era “razoável”, desde que as mudanças nas taxas de câmbio na América Latina não piorem ante o euro. “A França está no caminho certo com contínuos sinais encorajadores nos hipermercados enquanto a situação permanece desafiadora no sul da Europa e mercados emergentes continuam a entregar crescimento”, disse Sivignon a analistas.
Os mercados emergentes foram destaque, com as vendas na China crescendo 0,4%, após uma queda de 2,3% no primeiro trimestre.
Leia ainda: Carrefour planeja expansão no Brasil e na China
(com agência Reuters)