Mais Lidas

  1. Gorila é morto após menino cair em jaula de zoológico nos EUA

    Mundo

    Gorila é morto após menino cair em jaula de zoológico nos EUA

  2. Sonia Abrão abandona programa após ouvir choro

    Entretenimento

    Sonia Abrão abandona programa após ouvir choro

  3. "Quando encontrar meu corpo, avise meu marido e minha filha"

    Mundo

    "Quando encontrar meu corpo, avise meu marido e minha filha"

  4. Ana Hickmann S/A: um sucesso construído a dois

    Entretenimento

    Ana Hickmann S/A: um sucesso construído a dois

  5. Veja fotos da casa onde adolescente foi estuprada no Rio

    Brasil

    Veja fotos da casa onde adolescente foi estuprada no Rio

  6. Para Lula, eleição de Dilma foi seu erro mais grave, revela novo áudio

    Brasil

    Para Lula, eleição de Dilma foi seu erro mais grave, revela novo áudio

  7. Lufthansa anuncia suspensão de voos à Venezuela

    Economia

    Lufthansa anuncia suspensão de voos à Venezuela

  8. Juíza adia decisão sobre transferência de investigação de estupro coletivo

    Brasil

    Juíza adia decisão sobre transferência de investigação de estupro...

"Sou um criador de desigualdade”, diz megainvestidor do Vale do Silício

Paul Graham, que ajudou a estruturar startups de tecnologia como Airbnb e Reddit, é criticado ao afirmar que a produtividade cria diferenças de renda

- Atualizado em

Paul Graham, co-fundador da Y Combinator
Paul Graham, co-fundador da Y Combinator, acredita que uma das razões para a desigualdade econômica é a produtividade(David Paul Morris/Bloomberg/Getty Images)

O megainvestidor Paul Graham, especializado na estruturação de empresas de tecnogia do Vale do Silício, nos Estados Unidos, tem recebido diversas críticas ao defender a ideia de que a desigualdade de renda não é necessariamente uma coisa ruim. Graham é cofundador da empresa de investimentos Y Combinator, que deu apoio financeiro para startups como o Airbnb, plataforma de anúncio de imóveis para locação, e a comunidade de fóruns Reddit.

Em uma publicação em seu blog pessoal, Graham refere a si mesmo como sendo um "criador de desigualdade". No texto, ele diz trabalhar duro para aumentar a distribuição desigual da riqueza.

Para Graham, há duas maneiras de acumular riqueza: Ganhando dinheiro com "práticas de corrupção em finanças, saúde e assim por diante" ou não fazendo isso - o que, defende ele, é o caso de muitos fundadores de startups. E dá um exemplo: O fato de um marceneiro fazer cinco cadeiras e outro nenhuma faz com que o segundo tenha menos dinheiro. "Mas não porque alguém tirou alguma coisa dele", afirma.

Acabar com a desigualdade econômica, diz Graham, significaria acabar com as startups. "Se você tornar impossível ficar rico por meio da criação de riqueza em seu país, as pessoas ambiciosas vão procurar outro lugar para fazer dinheiro." O megainvestidor acredita que uma das razões para a desigualdade econômica é a produtividade - e isso não deve ser punido, defende.

Graham, que deixou o cargo de presidente da Y Combinator, em 2014, tem esperança de que as pessoas reflitam sobre como viver com a desigualdade de renda. "Há muitas coisas erradas com os Estados Unidos, que veem a desigualdade econômica como um male. Devemos corrigir essas coisas", acredita ele, citando a pobreza.

Leia também:

Japão lança primeiro celular que pode ser lavado com água e sabão

Ericsson fará testes de 5G no Brasil em 2016

Rick Webb, investidor e cofundador da empresa de marketing The Barbarian Group, é um dos que pedem para que Graham reveja sua ideias. Em uma publicação intitulada "Uma carta aberta para Paul Graham" no fórum Medium, Webb explica que a redução da desigualdade não significa sua extinção.

"Não estamos dizendo que não deve haver pessoas ricas", diz Webb em seu texto. "Senhor Graham, o que há de errado em reduzir a desigualdade de renda por meio de uma distribuição de riqueza em excesso, de modo a gastá-la com serviços públicos para manter ou até mesmo melhorar a mobilidade social?".

Quando o assunto é tecnologia, a desigualdade de renda está se tornando cada vez mais controversa. Embora a tecnologia tenha impulsionado o crescimento econômico, alguns pensadores - incluindo o físico Stephen Hawking - dizem que ele está fazendo poucos ricos, e deixando a maioria "miseravelmente pobre."

(Da redação)

TAGs:
Desigualdade
Startup