Saiba como recuperar dados de declarações anteriores

Desde 1º de março já é possível entregar a declaração do Imposto de Renda. Confira explicações de especialistas sobre as principais dúvidas dos leitores

- Atualizado em

Excesso de tempo gasto em frente ao computador e irritação ao ficar "desconectado" são alguns dos sintomas do vício em internet, causa pode ser génetica, diz estudo
É possível recuperar dados perdidos de declarações anteriores Excesso de tempo gasto em frente ao computador e irritação ao ficar "desconectado" são alguns dos sintomas do vício em internet, causa pode ser génetica, diz estudo (Photodisc / ThinkStock/VEJA)

A Receita Federal espera receber 26 milhões de declarações em 2013. Todos os contribuintes que receberam no ano passado rendimentos tributáveis superiores a 24.556,65 reais precisam prestar contas ao Fisco. Quem deixar de entregar o IR 2013 pode ser multado em 165,74 reais ou ser obrigado a pagar 20% do valor do imposto devido. A pergunta abaixo pode ajudá-lo a preencher sua declaração de renda.

Pergunte

Envie suas dúvidas sobre o IR 2013

O site de VEJA quer ajudá-lo a esclarecer suas dúvidas sobre o preenchimento da declaração, que deve ser transmitida para a Receita Federal entre 1º de março e 30 de abril. Suas perguntas serão respondidas por uma equipe de especialistas. Escreva para ir2013veja@gmail.com

Não estou conseguindo encontrar meu recibo da declaração do ano passado e preciso do número do documento para colocar na declaração deste ano. Como fazer?

A falta do recibo da declaração do exercício anterior não o impede de fazer e transmitir a declaração deste ano. Não é necessário ter o número do recibo. Verifique onde você salvou a declaração enviada em 2012 e importe os dados para a declaração de 2013. Você também poderá recuperar suas informações por meio de processo administrativo junto à Receita Federal. Entre no endereço www.receita.fazenda.gov.br e agende uma visita no site do e-cad.

Dúvidas - Em sua página na internet, a Receita Federal mantém uma lista de perguntas e respostas das dúvidas mais frequentes.

Tema em foco: Saiba tudo sobre o Imposto de Renda 2013

Leia também:

Portadores de doenças graves terão prioridade na restituição

Como declarar filhos dependentes que recebem pensão

Receita libera programa para declaração do IR 2013

Estrangeiros também devem declarar imposto no Brasil

Saiba quem deve usar certificado digital para declarar o IR

Como declarar a compra e a venda de imóveis

Remessas enviadas ao exterior para pagar intercâmbios são isentas

Declaração de veículos antigos não pode ser esquecida

Receita ainda recebe declaração de IR em disquete

PLR deve constar no informe de rendimentos e entrar no IR

Informe de rendimentos pode ser entregue em papel ou arquivo eletrônico

Doação de dinheiro para familiares deve ser declarada

TAGs:
Declaração
Imposto de Renda
Receita Federal