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Retorno real da BR-050 será muito baixo para vencedor do leilão, diz banco

Com baixo retorno, proposta do Consórcio Planalto é agressiva, segundo analistas do Banck of America Merrill Lynch

Por Da Redação
20 set 2013, 12h59

Um relatório do Bank of America (BofA) Merrill Lynch mostra que, pelo lance vencedor no leilão da BR-050, realizado na quarta-feira, com base premissas dadas pelo governo para a concessão da rodovia, o Consórcio Planalto deve conseguir uma taxa interna de retorno (TIR) de 1,7% e um valor presente líquido (NPV) negativo no negócio.

Os analistas do banco calculam que para o consórcio chegar a uma taxa de retorno de 7,2%, que é a prevista na licitação, seria necessário um aumento de 15% no tráfego da via, além de volume de investimento 35% menor e redução de despesas operacionais em 30%.

O resultado do leilão indica, de acordo com os analistas Sara Delfim, Murilo Freiberger e Roberto Otero, forte competição e investidores não tradicionais sendo extremamente agressivos nas próximas disputas.

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O consórcio Planalto venceu o leilão do trecho da BR-050 entre Goiás e Minas Gerais com uma proposta de tarifa de pedágio de 0,04534 real por quilômetro – ou 4,53 reais a cada 100 quilômetros rodados – deságio de 42,38% em relação à tarifa-teto de pedágio fixada no edital do leilão, de 0,0787 real por quilômetro.

A Triunfo havia oferecido deságio de 37% sobre a tarifa básica, enquanto EcoRodovias ofertou 35,4%, a Arteris, 13,6% e a CCR, 5,1%. O BofA Merrill Lynch afirmou que a EcoRodovias vem se tornando um concorrente mais agressivo em relação à disposição de capital, tendo em vista o lance de quarta-feira e sua participação em disputas passadas.

(com Estadão Conteúdo)

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