Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Procon-PR multa operadora Claro em R$ 2,3 milhões

A empresa foi multada por descumprimento de uma série de normas do Código de Defesa do Consumidor, entre essas a cobrança por serviços não solicitados

Por Da Redação
24 ago 2012, 18h22

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor do Paraná (Procon-PR) multou a operadora de telefonia celular Claro em 2,3 milhões de reais por descumprimento de uma série de normas do Código de Defesa do Consumidor, como a cobrança por serviços não solicitados, segundo informações divulgadas pelo próprio órgão na tarde desta sexta-feira.

As irregularidades praticadas pela Claro, de acordo com o órgão estadual, também incluem o não cumprimento de ofertas anunciadas e a inclusão indevida de consumidores em cadastros de inadimplentes, entre outras. O Procon-PR também recebeu reclamações de quedas frequentes das ligações.

Leia mais:

Claro testa tecnologia 4G em três cidades turísticas

Faixa de 700 MHz para 4G pode sair em 2013, diz Bernardo

Continua após a publicidade

A multa está diretamente relacionada ao número de reclamações efetuadas contra a empresa perante o órgão. Desde janeiro, foram protocoladas 790 reclamações relativas à Claro. Ainda cabe recurso administrativo contra a multa.

Em 30 de maio, o Procon-PR multou a TIM em 2,7 milhões de reais pelas constantes interrupções nos telefonemas. A TIM já se defendeu no âmbito administrativo e a aplicação final da multa deve ser decidida em breve pela Secretaria da Justiça do Paraná, pasta à qual está vinculado o Procon-PR. A empresa também pode recorrer ao Poder Judiciário.

“A diferença, no caso da Claro, é que as reclamações são mais variadas, não dizem respeito a um único tipo de problema, como era no caso da TIM”, disse Cila de Fátima Mendes dos Santos, chefe da Divisão Jurídica do Procon-PR, à Agência Brasil. Conforme a legislação, as multas aplicadas pelos órgãos de defesa do consumidor são calculadas conforme a capacidade econômica das empresas e a gravidade das infrações.

Segundo a Agência Brasil, a Claro informou que ainda não recebeu a notificação do Procon-PR. “A operadora poderá se manifestar após tomar conhecimento dos fatos narrados no processo administrativo”, limitou-se a dizer a empresa, por meio de nota.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.