Preços de passagens da Gol subiram 14% em outubro
O indicador ficou também acima de setembro, ajudado pelo aumento da taxa de ocupação. Demanda aumentou 1%, enquanto oferta caiu 5,3%
A companhia aérea Gol teve alta de 14% no indicador que mede preços de passagens (yield) em outubro sobre o mesmo período do ano passado, com redução de oferta no mercado doméstico e expansão no segmento internacional, informou a empresa nesta segunda-feira. O yield de outubro ficou entre 0,225 e 0,23 real, avançando também sobre setembro, quando havia ficado entre 0,217 e 0,223 centavos.
Considerando o mercado doméstico e internacional da Gol somados, a demanda, medida pela sigla em inglês RPK, subiu 1% entre outubro do ano passado e deste ano. Já a oferta (ASK), no mesmo período, caiu 5,3%. Com isso, a companhia conseguiu aumentar sua taxa de ocupação de 69,2% para 73,7%. Em setembro, essa taxa estava em 71,6%.
A empresa vem seguindo a estratégia de reduzir a oferta para fazer frente a uma demanda que cresce em ritmo menor do que outros anos e a preços elevados de combustível, que prejudicam seu balanço.
Leia mais:
Gol reduz prejuízo mas ainda opera (muito) no vermelho
Voos promocionais da Gol não darão direito a milhas
Tribunal manda Gol reintegrar 850 empregados da Webjet
Em relação apenas ao mercado doméstico, a demanda caiu 1,8%, ritmo bem menor do que a diminuição da oferta, em 8,3%, na comparação anual. A taxa de ocupação subiu, assim, de 69,7% para 74,6%. Em relação a setembro, porém, a demanda cresceu 8,2% e a oferta 5,3%.
No mercado internacional, a empresa registrou crescimento de 36,8% da demanda e de 29,4% da oferta em relação a outubro de 2012, o que contribuiu para que a taxa de ocupação neste segmento subisse para 66,5% – ante 62,9% um ano antes. Em comparação a setembro, houve aumento menos significativo da demanda (9,9%) e da oferta de assentos (4,5%). A taxa de ocupação em setembro foi de 63,3%.
Ainda segundo a Gol, a receita operacional por assentos-quilômetros oferecidos (PRASK) líquida cresceu 21% em outubro na comparação anual. A empresa destaca que esse é o 11º mês que o indicador apresentou crescimento de dois dígitos desde novembro de 12.
Segundo a companhia aérea, esse crescimento se deu em função da estratégia da Gol em atrair mais passageiros de negócios, que priorizam flexibilidade, pontualidade e tarifas competitivas com menor antecedência ao voo.
(com Estadão Conteúdo e agência Reuters)