- Atualizado em

Produção de cédulas de notas de 50 reais na Casa da Moeda no Rio de Janeiro
A Participação nos Lucros e Resultados é um dinheiro extra recebido pelos funcionários com imposto retido na fonte pela empresa(Marcelo Sayão/EFE/VEJA)

A Receita Federal espera receber 26 milhões de declarações em 2013. Todos os contribuintes que receberam no ano passado rendimentos tributáveis superiores a 24.556,65 reais precisam prestar contas ao Fisco. Quem deixar de entregar o IR 2013 pode ser multado em 165,74 reais ou ser obrigado a pagar 20% do valor do imposto devido. A pergunta abaixo pode ajudá-lo a preencher sua declaração de renda.

Pergunte

Envie suas dúvidas sobre o IR 2013

O site de VEJA quer ajudá-lo a esclarecer suas dúvidas sobre o preenchimento da declaração, que deve ser transmitida para a Receita Federal entre 1º de março e 30 de abril. Suas perguntas serão respondidas por uma equipe de especialistas. Escreva para ir2013veja@gmail.com

O valor recebido da empresa como Participação nos Lucros e Resultados (PLR) deve ser declarado no IR? Se sim, como incluir a informação?

A Participação nos Lucros e Rresultados (PLR) paga pelas empresas aos funcionários é rendimento tributado na fonte, separadamente dos demais rendimentos recebidos no mês. Essa tributação é uma antecipação do imposto sobre a renda devida na declaração de rendimentos da pessoa física e compete à empresa reter e recolher o imposto.

A operação constará no informe de rendimentos enviado pela empresa ao funcionário até 28 de fevereiro. Quando for preencher sua declaração, o trabalhador deve informar os valores na Ficha de Rendimentos Tributáveis recebidos de Pessoa Jurídica.

Dúvidas - Em sua página na internet, a Receita Federal mantém uma lista de perguntas e respostas das dúvidas mais frequentes.

Manual - O Centro de Orientação Fiscal (Cenofisco), parceiro do site de VEJA no IR 2013, disponibilizou um manual para auxiliar no preenchimento da declaração. O material, com 89 páginas, aborda detalhadamente os principais pontos da declaração.

Tema em foco: Saiba tudo sobre o Imposto de Renda 2013

Leia também:

Como declarar filhos dependentes que recebem pensão

Receita libera programa para declaração do IR 2013

Estrangeiros também devem declarar imposto no Brasil

Saiba quem deve usar certificado digital para declarar o IR

Como declarar a compra e a venda de imóveis

Remessas enviadas ao exterior para pagar intercâmbios são isentas

Declaração de veículos antigos não pode ser esquecida

Receita ainda recebe declaração de IR em disquete

TAGs:
Imposto de Renda
Impostos
Receita Federal
Contribuinte