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Para Azul, ‘a concorrência está na contramão’

Empresa mantém ritmo de expansão, enquanto Gol e TAM cortam vôos

Por Da Redação
9 Maio 2012, 15h10

Enquanto TAM e Gol registram prejuízo, reduzem suas rotas e frotas e demitem funcionários, a Azul mantém seus planos de expansão. O fundador e presidente da Azul, David Neeleman, diz que “a concorrência é que está na contramão”. Segundo ele, as companhias aéreas estão “erradas” em reduzir as frotas em um momento em que a aviação brasileira precisa ampliar os serviços para atender melhor uma demanda que cresce.

A Azul, que superou em fevereiro, pela primeira vez, a participação de 10% no mercado aéreo nacional, expandirá a operação este ano com 12 aeronaves adicionais na frota, mais de 300 contratações e um possível voo internacional para Punta del Este, no Uruguai. Neeleman ressaltou que, nos locais onde opera, citando Chapecó (SC) e Cascavel (PR), a Azul representa 70% do mercado. No aeroporto de Viracopos, em Campinas, esse porcentual é de 85%, e, segundo o executivo, chegará a 90% no curto prazo.

O aumento do querosene de aviação (QAV), que responde por um terço do total de custos das companhias aéreas e já fez com que a Gol passasse a cobrar por lanches e refrigerantes em alguns voos, não parece uma grande preocupação para o presidente da Azul. “Não pretendemos adquirir aviões de 180 lugares, que consomem muito mais combustível. Continuaremos operando com aeronaves menores”, disse hoje, em entrevista à imprensa. Vale lembrar que, além de gastos reduzidos com querosene, os aviões menores garantem maiores taxas de ocupação.

No momento, TAM e Gol, as maiores companhias nacionais, ainda detêm juntas mais de 70% do mercado. Entretanto, em um momento em que essas principais concorrentes estão enxugando seus custos ou apresentando baixas taxa de crescimento, a Azul vem ampliando sua fatia de mercado. Apesar de isso não implicar, necessariamente, em rentabilidade, Neeleman afirmou nesta quarta-feira que está muito feliz com o lucro da empresa, que segundo ele, “vai muito melhor que a concorrência”, embora não tenha revelado os números.

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Conselho – O executivo disse ainda que a entrada do ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, no Conselho de Administração da empresa, em março, tem sido importante para consolidar o crescimento da aérea. “Meirelles nos influencia a fazer a coisa certa”, disse. Ele destacou a experiência de Meirelles sobre a economia brasileira e disse que, como o novo conselheiro conhece bem a presidente Dilma Rousseff e os senadores, auxilia de forma bastante positiva a tomada de decisões e a expansão da Azul: “Ninguém melhor do que ele para nos ajudar a entender a classe C”, disse, frisando que este é o público-alvo da empresa.

Neeleman esteve, nesta quarta-feira, no lançamento da Academia de Serviços Azul, dedicada à formação de profissionais da aviação, criada em parceria com o Santander e a EJ – Escola de Aeronáutica Civil. A primeira turma de comissários terá 25 alunos, e a de pilotos, 20. Neeleman comentou que a formação dos alunos não é uma garantia de emprego na Azul, mas eles terão vaga no processo seletivo. “Não vamos treinar mais pessoas do que precisamos. Quem entrar no curso, terá prioridade”, afirmou.

(com Agência Estado)

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