Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Pão de Açúcar tem lucro recorde de R$ 1,156 bi em 2012

A receita líquida de vendas em 2012 foi de R$ 50,924 bilhões, alta de 9,3% na comparação com 2011

Por Da Redação
20 fev 2013, 09h34

O Grupo Pão de Açúcar registrou recorde de lucro líquido consolidado em 2012: 1,156 bilhão de reais – crescimento de 60,7% em comparação com o ano anterior. Outro resultado inédito foi o do quarto trimestre, em que a varejista lucrou 539 milhões de reais, alta de 36,4% sobre o ganho obtido no mesmo período de 2011.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) aumentou 33,5% de outubro a dezembro do ano passado ante igual intervalo de 2011, para 1,323 bilhão de reais. Já o Ebitda do acumulado de 2012 subiu 30,3% sobre o de 2011, para 3,668 bilhões de reais.

A receita líquida de vendas do quarto trimestre de 2012 foi de 14,584 bilhões de reais, alta de 9,1% na comparação com o mesmo período de 2011. No acumulado de 2012, a receita líquida cresceu 9,3%, para 50,924 bilhões de reais.

As vendas brutas do GPA Alimentar, que reúne supermercados, hipermercados e atacado do Grupo Pão de Açúcar, somaram 8,751 bilhões de reais no quarto trimestre de 2012 (alta de 9% em relação ao mesmo período de 2011), enquanto a receita líquida aumentou 9,4%, para 7,887 bilhões de reais na mesma comparação.

Em relatório, a companhia destaca que o crescimento das vendas no atacado foi impulsionado pelo aumento do valor médio de compra, superior a 15%, decorrente dos ajustes feitos para atender aos públicos-alvo da bandeira, como maior oferta de perecíveis.

Continua após a publicidade

No varejo, as vendas líquidas somaram 6,480 bilhões de reais no quarto trimestre, expansão de 6,7% ante igual intervalo de 2011, enquanto no atacado subiram 24,1%, para 1,407 bilhão de reais.

Leia também:

Lucro da Dell cai 31% em meio a negociação de venda

Após compra da Heinz, 3G divulga alta de 94% no lucro do Burger King

Continua após a publicidade

Mesmas lojas – A receita bruta no conceito “mesmas lojas” (abertas há mais de 12 meses) avançou 5,6%, impulsionada pelo crescimento de 7,8% nas vendas de alimentos, com destaque para perecíveis e bebidas. Em não-alimentos, a categoria de eletroeletrônicos, comercializada pela bandeira Extra, apresentou retração sobre o mesmo período de 2011, que foi uma forte base de comparação. No quarto trimestre de 2011, o Extra foi a única bandeira no varejo a promover o Black Friday nas lojas físicas e as vendas da categoria de eletroeletrônicos cresceram 28% no período, explica a administração da companhia em relatório de resultados.

Apesar do crescimento de 5,6%, as vendas mesmas lojas apresentam desaceleração quando comparado com o terceiro trimestre de 2012 (+7,1%) e o quarto trimestre de 2011 (+8,7%). A receita bruta consolidada da companhia somou 57,234 bilhões de reais no ano, alta de 8,6% em relação a 2011. O montante ficou em linha com a previsão do GPA divulgada em maio do ano passado.

(com Estadão Conteúdo)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.