Oi registra lucro de R$ 5 mi no 3º trimestre
O resultado é 97% inferior ao visto um ano antes, mas veio acima da previsão de analistas, que apostavam em prejuízo líquido para a tele
A operadora de telecomunicações Oi divulgou nesta quinta-feira um lucro líquido consolidado de 5 milhões de reais no terceiro trimestre, um forte recuo, de 97,09%, na comparação com o resultado positivo de 172 milhões de reais registrado no mesmo período de 2013. Apesar disso, o resultado veio bem melhor do que analistas ouvidos pela agência Reuters esperavam, de prejuízo de 254 milhões de reais.
No terceiro trimestre deste ano, a receita operacional líquida somou 8,841 bilhões, alta de 24,5% contra o ano passado. Na mesma base de comparação, a geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) subiu 40,5%, para 3 bilhões de reais, e a margem passou de 30,1% para 34,0%. O Ebitda esperado por analistas ouvidos pela Reuters era de 1,87 bilhão de reais.
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A receita média por usuário (Arpu, na sigla em inglês) da Oi no segmento móvel caiu 15% no terceiro trimestre de 2014 na comparação com o mesmo período do ano anterior, alcançando 17,4 reais. De acordo com a companhia, o resultado foi impactado pela redução de 25% das tarifas de interconexão, mas teve compensação parcial do aumento na receita de dados e pelo volume de recargas no segmento pré-pago. Excluindo a receita de interconexão, o Arpu móvel caiu 2,2% em relação ao terceiro trimestre de 2013. O Arpu móvel considera a receita total do segmento móvel, o que inclui mobilidade pessoal, corporativo e pequenas e médias empresas.
O Arpu do segmento residencial, por sua vez, encerrou o terceiro trimestre do ano em 73,4 de reais, aumento de 3,8% em relação ao mesmo período de 2013, mas queda de 0,7% ante o trimestre imediatamente anterior. “O crescimento do Arpu se beneficiou da recuperação das adições brutas na TV paga com o relançamento da oferta comercial e do aumento do Arpu da banda larga fixa devido às maiores velocidades contratadas pelos novos clientes, aliadas ao upselling (melhoria da venda) dos clientes atuais, sustentadas por melhorias na rede e ofertas atraentes elaboradas para oferecer maiores velocidades a preços atraentes”, diz a companhia no balanço.
(Com agência Reuters e Estadão Conteúdo)