11/08/2011 - 18:53
  • compartilharCOMPARTILHAR
  • imprimirIMPRIMIR
 

Setor sucroalcooleiro

Mistura de etanol à gasolina continuará em 25%

Representantes do setor, do governo e das distribuidoras já apostam que não haverá problema de desabastecimento durante a entressafra

Cana-de-Açúcar

Em julho, houve queda no consumo do álcool hidratado no país (Eric Taylor/Bloomberg)

Representantes do setor sucroalcooleiro, governo e distribuidoras avaliaram nesta quinta-feira, em reunião realizada em Brasília, que há oferta de etanol no mercado, não havendo necessidade de reduzir no curto prazo a mistura de anidro à gasolina de 25% para 18%. "A oferta está equilibrada com a demanda neste momento e não há necessidade de uma redução", disse o diretor técnico da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), Antonio de Padua Rodrigues.

Segundo a associação do setor, reuniões quinzenais continuarão a ser realizadas para analisar dados de oferta e demanda de etanol. A próxima será realizada no dia 25.

Em julho, o consumo de hidratado no mercado interno foi de 1,12 bilhão de litros, o que implicou uma queda de 27,3% em relação a julho de 2010, quando o consumo atingiu 1,54 bilhão de litros. O sentimento é de que, se a queda em relação ao ano passado permanecer em torno de 500 milhões de litros em agosto e setembro, não haverá problema de oferta na entressafra.

O consultor Plínio Nastari, da Datagro, estima que na safra 2011/12 um total de 1,5 bilhão de litros de etanol terá de ser importado para equilibrar oferta e demanda. Deste total, 311 milhões de litros já foram importados.

(com Agência Estado)

Comentários


comentar

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais(e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para aprovação de comentários no site de VEJA
 

Serviços

 

Assinaturas

Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados