Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

McDonald’s anuncia reestruturação para reverter queda nas vendas

Rede vai vender 3.500 restaurantes próprios para franqueados com o objetivo de poupar 300 milhões de dólares até 2017

Por Da Redação
4 Maio 2015, 15h17

O McDonald’s anunciou nesta segunda-feira que reorganizará suas operações internacionais e passará mais lojas a franquias, numa tentativa de reverter as sucessivas quedas em suas vendas.

O fabricante do Big Mac venderá até 2018 mais 3.500 restaurantes administrados pela empresa a franquias. Isso aumentará a quantidade de restaurantes operados por franquias dos 81% atuais para aproximadamente 90%. Desse modo, a companhia segue a linha de seu maior rival, o Burger King, que só administra diretamente 1% de seus 7.300 restaurantes nos Estados Unidos e no Canadá.

Sob pressão de seus competidores e dos mercados, o McDonald’s espera, com essas mudanças, poupar cerca de 300 milhões de dólares anuais até 2017.

LEIA TAMBÉM:

McDonald’s estampa Big Mac em roupas, lençóis e galochas

Continua após a publicidade

Canadá autoriza Burger King a comprar canadense Tim Hortons

A maior rede de fast food do mundo também quer tranquilizar os mercados sobre sua capacidade de se reinventar em um contexto de queda das vendas: assegurou que distribuirá entre 8 e 9 bilhões de dólares a seus acionistas este ano. Reafirmou, ainda, a intenção de remunerar seus acionistas com um montante entre 18 e 20 bilhões de dólares ao final de 2016.

Pressionado em diversos países por questões sanitárias e por uma concorrência agressiva, o McDonald’s decidiu simplificar sua estrutura e reorganizar suas atividades em quatro segmentos.

O primeiro se refere aos Estados Unidos, que representou mais de 40% de seu lucro operacional em 2014 e onde perde fatias de mercado para redes de comida mexicana como Chipotle, Wendy’s e Taco Bell, que souberam se adaptar às mudanças de gosto dos consumidores.

Continua após a publicidade

Austrália, Canadá, França, Alemanha e Reino Unido, que representam outros 40%, foram reagrupados no segmento “mercados internacionais líderes”. China, Itália, Polônia, Rússia, Coreia do Sul, Espanha, Suíça e Holanda, com 10% do lucro operacional, ficaram entre os mercados com forte crescimento. O restante fica no segmento de mercados de base.

O McDonald’s se comprometeu a ouvir mais os seus clientes, melhorar a qualidade de seus alimentos e simplificar seus cardápios. Com 36.000 restaurantes em mais de 100 países, a companhia tem registrado, nos últimos anos, queda nas suas receitas. Em janeiro, Steve Easterbrook assumiu como novo diretor-geral no lugar de Donald Thompson, para impulsionar um plano de reativação da companhia.

(Com AFP)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.