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Lucro da Ambev cresce quase 50% no 3º trimestre

Companhia também anunciou R$ 550 milhões em investimentos na construção de uma nova cervejaria no Brasil, em Uberlândia

Por Da Redação
31 out 2012, 09h44

A Ambev, maior fabricante de bebidas do país, viu seu lucro líquido saltar quase 50% no terceiro trimestre, apoiada em forte crescimento de receita, apesar da desaceleração no volume de vendas decorrente de preços mais altos. Os dados abrangem as operações da empresa na América Latina e Canadá.

Foi registrado lucro líquido de 2,51 bilhões de reais entre julho e setembro, 48,7% superior ao apurado um ano antes. No período, a geração de caixa medida pelo Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) somou 3,79 bilhões de reais, comparado a 2,99 bilhões em igual período de 2011.

O volume de vendas nos três meses até setembro totalizou 40,5 milhões de hectolitros, alta anual de 1,5%. Somente de cerveja foram vendidos 29,371 milhões de hectolitros, avanço de 2,7% na mesma base de comparação. Já em refrigerantes e bebidas não alcoólicas houve queda de 1,4%, para 11,158 milhões de hectolitros. Os preços do hectolitro subiram 24,2% no terceiro trimestre deste ano contra 2011, passando de 159,70 reais para 198,30 reais.

Se consideradas apenas as operações no Brasil, o volume de cerveja subiu ligeiro 0,2% e de bebidas não-alcoólicas cresceu 0,4%, em meio a um ambiente marcado por aumento de preços decorrente de tributações sobre o setor de bebidas. Com isso, a receita líquida alcançou 8,04 bilhões de reais, acima dos 6,37 bilhões vistos um ano antes.

Preço – A Ambev reajustou preços ao varejo no final do terceiro trimestre para incluir tanto o aumento praticado no último trimestre de cada ano quanto o repasse de impostos mais elevados, previstos para o início de outubro.

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O governo, entretanto, decidiu no final de setembro adiar o aumento de impostos sobre a cerveja para abril de 2013 em troca de novos investimentos por parte das empresas, o que levou a Ambev a anunciar reduções de preço e antecipar as promoções de verão, que devem se refletir no atual trimestre. Pela nova medida, o aumento dos encargos, que seria implementado gradualmente em quatro anos, foi diluído para seis anos.

Share – A companhia perdeu participação de mercado no Brasil no trimestre passado, principalmente no segmento de cerveja, atingindo 68,5%, queda de 1,1 ponto percentual sobre o ano anterior, afetada pelos preços e base de comparação mais forte com o ano anterior. Em refrigerantes houve recuo de 0,4 ponto percentual, ficando com 18,5% do mercado.

Segundo a companhia, o custo sobre produto vendido (CPV) por hectolitro aumentou 11,3% no terceiro trimestre, a 64,7 reais. No Brasil apenas, a alta foi de 12%, refletindo pressões de custo da cevada, do alumínio e do açúcar, entre outros aspectos. “Continuamos esperando que o crescimento do custo sobre produto vendido por hectolitro no ano no Brasil seja abaixo da inflação”, afirmou a empresa no balanço.

Investimentos – A Ambev reiterou seu compromisso de investir até 2,5 bilhões no Brasil em 2012. De acordo com a companhia, os aportes globais – que em sua maioria são destinados para obras de ampliação e aperfeiçoamento operacional de fábricas e Centros de Distribuição (CDs) – somam 1,96 bilhão de reais e 75% desse montante foi investido no Brasil.

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Deste total, 1,96 bilhão de foram desembolsados até setembro, sendo cerca de 75% voltados ao Brasil. No terceiro trimestre foram investidos 965,7 milhões de reais. Dentre os valores investidos até agora no país, 804 milhões de reais foram destinados ao Nordeste, sendo 375 milhões de reais deste total para a unidade em Aquiraz (CE). O restante do dinheiro destinado ao Nordeste está sendo distribuído entre as outras oito fábricas e os centros de distribuição da Ambev na região.

Nova fábrica – A companhia também anunciou a construção de uma nova cervejaria no Brasil. Com aportes de 550 milhões de reais, a nova fábrica da empresa ficará em Uberlândia (MG), e terá capacidade de produção de até 8 milhões de hectolitros da bebida. Serão gerados cerca de 1,4 mil empregos diretos e indiretos. “Continuamos apostando fortemente no Brasil, pois acreditamos que temos condições de continuar crescendo de maneira sustentável, gerando valores para toda a sociedade”, afirmou o vice-presidente financeiro da Ambev, Nelson Jamel, na nota.

Grupo – A companhia faz parte da Inbev, maior cervejaria do mundo, que divulgou mais cedo lucro trimestral abaixo do esperado por analistas, atingida por queda de vendas nos Estados Unidos. O grupo Anheuser Busch-InBev registrou um lucro líquido de 1,84 bilhão de dólares no terceiro trimestre. Além dos sóllidos negócios no Brasil, a recuperação das vendas na América do Norte também contribuiu positivamente, apesar de a demanda global continuar fraca. A receita subiu 9,1% na comparação anual, para 10,27 bilhões de dólares, excluindo-se aquisição e venda de ativos.

Os volumes totais, excluindo aquisições e vendas de ativos, caíram 0,3%, depois da queda de 0,1% registrada no segundo trimestre. Na América do Norte, que corresponde a cerca de um terço da demanda da companhia e a mais de 60% do lucro com cerveja, o volume de vendas cresceu 1,3%, excluindo aquisições e vendas de ativos. No Brasil, o crescimento foi de 0,2%.

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(com Estadão Conteúdo e agência Reuters)

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