Por Angelo Ikeda
Nova York – A Abbott Laboratories registrou um aumento de 12% em seu lucro líquido no quarto trimestre, com a redução de alguns custos e aumento nas vendas de produtos pediátricos nutricionais. No entanto, uma desaceleração nas vendas do medicamento para artrite Humira parece ter contribuído para que as vendas totais ficassem abaixo do esperado.
O lucro da empresa no quarto trimestre ficou em US$ 1,6 bilhão, ou US$ 1,02 por ação, contra US$ 1,4 bilhão, ou US$ 0,92 por ação, no mesmo período de 2010. O resultado do quarto trimestre de 2011 inclui encargos relacionados a aquisições e reestruturações. Excluindo esses encargos, o lucro foi de US$ 1,45 por ação, um centavo acima da estimativa de analistas.
A receita líquida da Abbott cresceu 4%, para US$ 10,4 bilhões, ficando pouco abaixo da previsão de analistas (US$ 10,6 bilhões).
As vendas de produtos pediátricos nutricionais totalizaram US$ 843 milhões no quarto trimestre, o que representa um aumento de 14% sobre o mesmo período de 2010. As vendas do medicamento para artrite Humira, por sua vez, cresceram 16% para US$ 2,2 bilhões. No terceiro trimestre, essas vendas tinham aumentado a um ritmo mais alto, de 25,7%. As informações são da Dow Jones.