Negócios

Herdeiros da Marisa são multados por compra ilegal de ações da Heinz

Rodrigo e Michel Terpins lucraram 1,8 milhão de dólares com compra de ações da empresa antes de sua aquisição por Warren Buffett e o fundo 3G, de Jorge Paulo Lemann

Caixa da loja Marisa

Lojas Marisa: herdeiros fazem operação ilegal usando informação privilegiada (Mario Rodrigues/VEJA)

Os herdeiros da rede varejista Marisa, Rodrigo e Michel Terpins, foram multados em 3 milhões de dólares nos Estados Unidos pela compra ilegal de ações da Heinz antes de a empresa de alimentos ser adquirida pelo bilionário Warren Buffett e pelo fundo 3G, de Jorge Paulo Lemann. 

Segundo um comunicado da Securities and Exchange Commission (SEC), a autoridade reguladora do mercado de capitais nos EUA, os irmãos Terpins fizeram uma operação no mercado de opções no valor de 90 mil dólares um dia antes do anúncio da aquisição. A operação apostava na subida das ações da Heinz e os empresários lucraram 1,8 milhão de dólares no dia em que a compra foi anunciada. Segundo a SEC, os irmãos pagarão a multa e deverão, ainda, devolver o lucro com a operação.

“Rodrigo e Michel Terpins obtiveram informação privilegiada antes de qualquer conhecimento público de que a compra da Heinz estaria ocorrendo, e eles exploraram essa informação e tiraram vantagem de todos os outros operadores do mercado", afirmou Sanjay Wadhwa, diretor do escritório de Nova York da SEC.

Leia também:
Compra da Heinz é negócio de bilionários
Brasileiro que comanda Burger King assumirá a Heinz

Os irmãos não admitiram nem negaram as acusações, segundo a nota. O órgão informou que Rodrigo fez as operações enquanto estava de férias na Disney, depois que seu irmão recebeu uma dica sobre a aquisição. Para realizar a operação, eles usaram um veículo de investimentos da família registrado nas Ilhas Cayman, chamado Alpine Swift. Logo, acionaram o banco Goldman Sachs em Zurique, na Suíça, para executar a ordem de compra. 

A operação despertou a atenção da SEC por diversos fatores. Primeiro, porque o Goldman havia dado a recomendação de venda do papel ao mesmo tempo em que a dupla de investidores "espertinhos" fez a operação de aposta na alta das ações. Além disso, a compra de ações foi feita exatamente um dia antes do anúncio de venda da Heinz por 28 bilhões de dólares à empresa de Buffett, Berkshire Hathaway, e à 3G.

Rodrigo e Michel são filhos de Denise Goldfarb Terpins, filha do fundador da Marisa, Bernardo Goldfarb. Também são sobrinhos de Márcio Goldfarb, presidente da rede varejista. Rodrigo já foi, inclusive, diretor da operação de e-commerce da Marisa.

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados