28/12/2011 - 08:34
  • compartilharCOMPARTILHAR
  • imprimirIMPRIMIR
 

Empresas

Governo adia data de vigência para ponto eletrônico

Esta é a quinta vez que o Ministério do Trabalho posterga a adoção do ponto eletrônico pelas empresas

Ponto eletrônico

As datas para o sistema entrar em vigor dependem dos setores e tamanho de cada empresa (Divulgação)

O Ministério do Trabalho publicou portaria alterando o prazo para a vigência do Sistema de Registro Eletrônico de Ponto. De acordo com o texto publicado nesta quarta-feira no Diário Oficial da União, o Sistema entrará em vigor em datas diferenciadas de acordo com os setores e tamanho das empresas.

Esta é a quinta vez que o Ministério do Trabalho adia a adoção do ponto eletrônico impresso pelas empresas, que deveria entrar em vigor a partir de 1º de janeiro. Ao prorrogar o prazo, o texto da portaria cita as dificuldades operacionais ainda não superadas em alguns segmentos da economia para implantação do registro eletrônico de ponto.

A partir de 2 de abril, o sistema passará a vigorar para as empresas que exploram atividades na indústria, no comércio em geral e no setor de serviços. Essa fase inclui os setores financeiro, de transportes, construção, comunicações, energia, saúde e de educação. Para as empresas que exploram atividade agroeconômica, o processo começa a partir de 1º de junho, e para as micro e pequenas empresas, a partir a partir de 3 de setembro.

Adiamento e divergência - A adoção do ponto eletrônico vem gerando divergências entre os setores sindicais e as confederações patronais. Para os sindicatos, exigência vai evitar que os trabalhadores façam horas extras e não recebam por elas. Já as entidades sindicais patronais argumentam que a adoção do ponto eletrônico pode gerar altos custos, principalmente para as pequenas empresas.

Segundo o Ministério da Trabalho, a regra está sendo adotada para evitar fraudes na marcação das horas trabalhadas.

(Com Agência Estado e Agência Brasil)

Comentários


comentar

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais(e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para aprovação de comentários no site de VEJA
 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados