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Fiat terá financiamento público no Brasil, diz matriz

Sergio Marchionne, presidente-executivo da montadora, diz que contará com ajuda do governo brasileiro para instalar nova fábrica em Pernambuco

Por Da Redação
21 set 2012, 16h33

Fiat receberá financiamento do governo federal de até 85% do investimento total, bem como terá benefícios fiscais por cinco anos após começar a produção de carros na nova unidade

A montadora italiana Fiat vai gastar 2,3 bilhões de euros em uma nova fábrica no Brasil. Por este feito, a empresa receberá financiamento público e benefícios fiscais; algo que não é permitido na Europa. As informações são do presidente-executivo da empresa, Sergio Marchionne, em comunicado divulgado nesta sexta-feira.

De acordo com a nota, a companhia receberá financiamento do governo federal de até 85% do investimento total, bem como terá benefícios fiscais por cinco anos após começar a produção de carros na nova unidade, que está sendo construída em Pernambuco. A assessoria de imprensa da Fiat Brasil informou que o financiamento público virá do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (BNDES), do Banco do Nordeste e da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

“A última vez que este tipo de transação aconteceu (de financiamento público) envolvendo a Fiat, na Itália, foi no começo da década de 1990, em Melfi”, descreve a nota, ressaltando que tal financiamento não é permitido sob as regras da União Europeia.

O executivo vem sendo pressionado na Itália para fornecer detalhes sobre a estratégia da montadora para os próximos anos à medida que a recessão econômica se aprofunda, aumentando as preocupações locais com perdas de emprego em seu maior empregador privado.

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A decisão da Fiat de atrasar investimentos em novos modelos populares na Itália tem causado uma série de críticas no país. A fraca economia italiana tem causado temores de que a falta de investimento da companhia pode ser um sinal de mudança de foco para mercados crescentes, como Brasil e Estados Unidos, onde controla a Chrysler. A Fiat atrasou o lançamento de seu novo modelo Punto, feito na Itália, até 2015, por exemplo.

Brasil – A construção da fábrica no Brasil, a segunda da Fiat, começou nesta semana.

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Fiat lidera ranking de vendas de veículos em agosto

No ano passado, a Fiat anunciou a implantação do polo automotivo de Goiana, município da zona da mata pernambucana. Em uma área de 14 mil hectares, serão construídos a fábrica, que terá capacidade para a produção de 200 a 250 mil veículos por ano; um parque de fornecedores; centro de capacitação e treinamento; centro de pesquisa e desenvolvimento; campo de provas e pista de testes. A perspectiva é de início das operações em março de 2014.

(com agência Reuters)

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