Economia
Comércio exterior
EUA vetam a compra de suco de laranja brasileiro
País alega que fungicida utilizado nas lavouras não será mais permitido no mercado local
O governo dos Estados Unidos suspendeu na quarta-feira as importações de suco de laranja do Brasil (entre outros países), alegando a presença de um fungicida na bebida. Trata-se do carbendazim, muito usado em pomares brasileiros e europeus, mas proibido nos Estados Unidos. Segundo informações da Bloomberg, a proibição foi decretada pela Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês).
Ainda segundo a agência, o órgão americano afirmou que irá proibir (ou até mesmo destruir) os estoques já importados, caso os sejam encontrados nos produtos vestígios do fungicida. A FDA alega que estudos relacionam o produto tóxico ao aumento do risco de tumores no fígado em animais.
Em nota, o Ministério da Agricultura afirmou que a quantidade de fungicida autorizada para produtos destinados à exportação segue o limite estabelecido pelo Codex Alimentarius, programa conjunto da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) e da Organização Mundial da Saúde (OMS). O Codex estabelece o limite de 1 miligrama de fungicida por quilo de citros.
Mercado importante - O Brasil é o maior produtor mundial de suco de laranja, com exportações anuais da ordem de 2 bilhões de dólares em volume. Os americanos absorvem 15% das vendas internacionais do suco brasileiro, o equivalente a 300 milhões de dólares em volume.
A proibição do suco foi divulgada no mesmo dia em que os Estados Unidos liberaram, pela primeira vez, a compra de carne suína brasileira.


O Instituto Millenium é uma organização sem fins lucrativos, sem vinculação político-partidária, reconhecida como OSCIP, que promove a democracia, a economia de mercado, o estado de direito e a liberdade.




Comentários
Eduardo
E agora? Vamos parar de comprar Tampico e vamos beber sucos de laranja de verdade?
13.01.2012
Emanuela F Pimentel
Quando estamos ingressados em um segmento de mercado, principalmente se o mesmo nos da possibilidade de crescimento e lucratividade, temos que então sermos flexiveis, ou seja, nos adaptar aos nossos consumidores, se não quisermos perder mercado.Em uma linguagem popular o Brasil vacilou em não se adeguar as normas alimentares(..)
13.01.2012
| Ler Mais
Genezio Eduardo B Abbiati
E em relação ao mercado interno? Existe algum contrôle por parte das autoridades competentes?
12.01.2012
julio
isso tem cheiro de boicoti ao suco brasileiro.
12.01.2012
GLADSTONE
TUDO O QUE DE MELHOR, O BRASIL PRODUZ, É DESTINADO AO MECADO EXTERNO. ASSIM, NÃO É APENAS COM A LARANJA, MAS TAMBEM COM A CARNE; CAFÉ; E, FRUTAS EM GERAL. QUANDO OCORRE UMA COISA DESSA, DE UM PAÍS COMO ESTADOS UNIDOS SE NEGAREM A RECEBER, PRODUTOS AGRÍCOLAS DAQUI, AÍ O BICHO PEGA. PRODUTOS DE PRIMEIRA LINHA, PRIMEIRO OS GRIN(..)
12.01.2012
| Ler Mais
GLADSTONE
SÓ ASSIM, DESSA MANEIRA, É QUE BRASILEIRO VAI CONSUMIR LARANJA. O PREÇO DA DÚZIA, CAIRÁ PARA ALGUNS CENTAVOS DE REAL.
12.01.2012