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‘The Economist’: Petrobras deve seguir nova política de interesse nacional – não do PT

Revista critica política de reestatização da Petrobras e afirma que ex-presidente Lula viu no pré-sal a chance de retroceder no processo de abertura da empresa

Por Da Redação
12 fev 2015, 18h44

Jornalistas da revista britânica The Economist estiveram em Brasília há pouco mais de uma semana para sentir a temperatura da crise econômica e política no país com o objetivo de produzir uma série de reportagens. A primeira foi publicada na edição desta quinta-feira, que trata da crise na Petrobras. Com o título “De quem é o petróleo”, a reportagem ironiza o slogan “O petróleo é nosso”, criado no final da década de 1940 numa campanha intensa do governo para dar à Petrobras o monopólio da exploração dos campos, e questiona o leitor se o “nosso” da frase significa o povo ou os indivíduos que se beneficiaram com a corrupção na estatal.

A publicação critica a política de reestatização da Petrobras ocorrida ao longo do governo Lula e afirma que o ex-presidente viu na descoberta do pré-sal a chance de retroceder em toda a estratégia de abertura ao setor privado que vinha sendo implementada pelo governo anterior, de Fernando Henrique Cardoso. A Economist afirma, em especial, que o fato de os governos petistas terem usado a Petrobras como veículo de política industrial fez com que não só ineficiências e desperdícios fossem criados, como também se abrisse um enorme ralo para escoar dinheiro da corrupção. “A política industrial expansiva do PT foi perniciosamente cara para o Brasil. Isolando a Petrobras da concorrência justo quando a empresa embarcou num dos maiores programas de investimentos do mundo provou ser um convite aberto ao roubo”, afirma a reportagem.

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Outro erro crasso, diz a Economist, foi a política de conteúdo nacional, que fixou níveis altíssimos (acima de 65%) de uso de materiais e peças produzidos no país para abastecer a indústria naval. “Foi uma receita para atrasos e custos extras”, afirma a reportagem, apontando que a falta de concorrência privou os estaleiros de economias de escala.

Segundo a Economist, o Brasil precisa de uma política que adeque a Petrobras aos interesses nacionais, e não àqueles de seus gestores e do partido de situação, o PT. “Isso significa reduzir o tamanho da empresa e colocá-la na competição por mercado”, afirma. A Economist ainda recomenda que a empresa use o dinheiro do petróleo para melhorar sua competitividade, infraestrutura e pesquisa, para que os fornecedores se sintam atraídos para desembarcar no Brasil – e não obrigados a fazê-lo por uma imposição do Estado.

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