Ebay monta lojas virtuais de grifes brasileiras
A ideia é levar para o consumidor as peças que acabaram de aparecer nas passarelas do SPFW
Para promover sua chegada ao Brasil, o site americano de e-commerce e leilões eBay fechou contrato com cinco estilistas locais – incluindo três que vão desfilar no São Paulo Fashion Week (SPFW) nesta semana. A ideia é que o aplicativo eBay Moda – única plataforma do gigante americano disponível em português – ofereça peças que mal saíram da passarela ao consumidor. As �lojinhas� virtuais com roupas dos desfiles devem estar no ar na semana que vem.
“�É uma inovação, pois as roupas demoram meses para chegar ao varejo”�, diz Wendy Jones, vice-presidente de expansão global do eBay, que faturou 14 bilhões de dólares em 2012. As marcas João Pimenta, Amapô e Vitorino Campos foram escolhidas para a parceria. A iniciativa também incluirá grifes que desfilarão no mês que vem no Fashion Rio, como Auslander e Alessa.
A presença nos eventos de moda e as parcerias vão se unir a um trabalho de mídia que trabalhará o aplicativo em português nos próximos meses. “�Vamos aparecer tanto na mídia online quanto na offline”�, diz a executiva. Essa maior visibilidade vai preparar o terreno para 2014, quando o site da empresa será traduzido para o português. A companhia pretende ampliar os meios de pagamento para os clientes.
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Hoje, a única forma de o cliente brasileiro comprar no eBay é com um cartão de crédito internacional. Toda vez que faz uma compra, o consumidor é obrigado a pagar 6,38% em Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e taxas. Responsável pela expansão no país, o executivo Luis Arjona diz que a empresa procura formas de ampliar as formas de pagamento para os clientes brasileiros. Ele não dá detalhes de como essa mudança seria implementada, já que a regulamentação brasileira exige que compras em sites estrangeiros sejam feitas com cartões internacionais.
Enquanto esse problema não é resolvido, o eBay se prepara para outro passo: deve implementar no Brasil, no início de 2014, um sistema de cobrança hoje disponível em 40 países. Nessa opção, o eBay calcula o câmbio, os impostos de importação, o valor do frete e demais taxas a serem pagas pelos clientes. Assim, ele pode comparar se, considerados todos os custos, a compra ainda será vantajosa. �”É uma estratégia de transparência”�, explica Wendy. A executiva também estima que o site completo do eBay, assim como o aplicativo para celular, deverão ser lançados no ano que vem, possivelmente ainda no primeiro semestre. �”A estratégia mobile é importante para nós, pois 16% das nossas vendas no país são feitas por dispositivos móveis”.�
Variedade – “A parceria com o eBay será uma forma de tornar as grifes mais conhecidas. �São marcas com boa estrutura, que vão ganhar uma visibilidade importante”�, diz Graça Cabral, diretora de parcerias estratégicas da Luminosidade, empresa que organiza o SPFW e também fez o �meio de campo� entre os estilistas e o site americano. �”Será possível testar a receptividade e entender o potencial de crescimento de cada uma”, afirma.
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(com Estadão Conteúdo)