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Consumidores confessam: 73% das marcas não fazem falta

Maioria das pessoas não confia nas companhias e questiona sua honestidade; estudo também apontou as marcas mais significativas e fez menção positiva à Petrobras. Google é a marca mais importante.

Por Da Redação
12 jun 2013, 16h58

A importância das marcas para o consumidor é relativa. Se 511 dos principais selos globais desaparecessem amanhã, eles não seriam notados. A conclusão é do estudo MeaningfulBrands (marcas significativas, em tradução livre), divulgado pelo grupo Havas Media, que ouviu a opinião de 134 mil consumidores de 23 países sobre 700 marcas.

De acordo com o estudo, a indiferença às marcas varia por região. Na Europa, os entrevistados afirmaram que apenas 5% das marcas envolvidas na pesquisa são importantes em suas vidas. Já nos Estados Unidos, as pessoas não se importariam se 92% das marcas deixassem o mercado.

A pesquisa aponta que a importância dada às marcas é maior na Ásia e na América Latina. No primeiro mercado, 49% das marcas são significativas – os 51% poderiam desaparecer, contudo. Para os latino-americanos, o eventual desaparecimento de 58% das marcas não traria nenhum impacto às suas vidas.

Consumidores desconfiados – Em escala global, 54% das pessoas não confiam nas marcas como um todo. Além disso, 68% dos entrevistados disseram que as marcas não se comunicam honestamente com seus clientes a respeito de compromissos e promessas.

Para as pessoas envolvidas no estudo, 71% das companhias deveriam se envolver ativamente na solução de problemas sociais. No entanto, eles acreditam que apenas 39% das empresas se dedicam a essas questões.

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Petrobras – O MeaningfulBrands não informou o nome de todas as 700 companhias envolvidas no estudo. Apesar dissoo, a Petrobras foi a única companhia brasileira citada no estudo. Junto com a espanhola Repsol, também do setor petrolífero, e a empresa de economia mista Électricité de France (EDF), a Petrobras foi apontada como uma empresa que está “quebrando barreiras e ganhando níveis de importância cada vez maior” para os consumidores.

As marcas mais importantes – O estudo também listou as marcas mais importantes para os entrevistados. A lista tem gigantes do setor de tecnologia, empresas de alimentos, varejistas e marcas de eletrodomésticos. Confira:

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