Consumidor global mostra mais confiança e menos preocupação com emprego
Consumidores da Indonésia, Filipinas e Índia são os mais "animados" e confiança de latino-americanos em queda
A confiança global do consumidor cresceu no segundo trimestre, refletindo percepções mais otimistas a respeito de empregos, finanças pessoais e intenção de gastos, especialmente nos Estados Unidos, na China e no Japão, segundo pesquisa internacional da consultoria Nielsen.
A Indonésia o país foi considerada o país mais “animado” pelo segundo ano consecutivo, seguido pelas Filipinas, que empurrou a Índia para o terceiro lugar. Portugal continua sendo o mercado mais pessimista, de acordo com a pesquisa, feita antes do agravamento da crise política no país. Hungria e Itália estão empatados em segundo lugar como os mais pessimistas.
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A confiança diminuiu na América Latina pelo segundo trimestre consecutivo. Os consumidores latino-americanos e asiáticos, no entanto, continuam sendo os mais confiantes com relação a emprego e finanças pessoais nos próximos 12 meses.
O moral dos consumidores melhorou nos EUA, maior mercado do mundo, refletindo o aumento nas oportunidades de emprego, nos preços imobiliários e no mercado acionário, segundo Bala. No Japão, o ambiente também melhorou, por causa dos agressivos esforços do governo para estimular a economia.
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Em 14 dos 29 mercados europeus pesquisados, a confiança dos consumidores diminuiu, refletindo os cortes nos gastos públicos, a elevação dos impostos e o desemprego alto. “O consumidor europeu está em compasso de espera, e, na verdade, vemos na Nielsen um conjunto distinto de camadas, com os consumidores alemães sendo os mais confiantes, seguidos por consumidores do Reino Unido e França, e então Itália e Grécia, onde a confiança está baixa e caindo”, disse Venktatesh Bala, economista-chefe do Cambridge Group, parte do Nielsen.
O Índice Nielsen de Confiança Global do Consumidor subiu 1 ponto no segundo trimestre, chegando a 94 pontos. No trimestre anterior, o índice já havia registrado alta de 2 pontos. No entanto, um índice inferior a 100 pontos indica que os consumidores estão mais pessimistas do que otimistas.
A pesquisa Nielsen foi feita entre os dias 13 e 31 de maio, entrevistando via Internet 29 mil pessoas em 58 países.
(com agência Reuters)