Como declarar filhos dependentes que recebem pensão

Desde 1º de março já é possível entregar a declaração do imposto de renda. Confira algumas explicações de especialistas sobre as principais dúvidas dos leitores

- Atualizado em

Sisu é o programa federal que seleciona estudantes para instituições públicas de ensino superior com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
Filhos pensionistas e que trabalham podem ter declaração própria - apesar de não ser obrigatório(Thinkstock/VEJA)

A Receita Federal espera receber 26 milhões de declarações em 2013. Todos os contribuintes que receberam no ano passado rendimentos tributáveis superiores a 24.556,65 reais precisam prestar contas ao Fisco. Quem deixar de entregar o IR 2013 pode ser multado em 165,74 reais ou ser obrigado a pagar 20% do valor do imposto devido. A pergunta abaixo pode ajudá-lo a preencher sua declaração de renda.

Pergunte

Envie suas dúvidas sobre o IR 2013

O site de VEJA quer ajudá-lo a esclarecer suas dúvidas sobre o preenchimento da declaração, que deve ser transmitida para a Receita Federal entre 1º de março e 30 de abril. Suas perguntas serão respondidas por uma equipe de especialistas. Escreva para ir2013veja@gmail.com

Tenho uma filha que ainda faz faculdade e recebe pensão do pai. Eu a declaro como minha dependente. Devo colocar o valor da pensão dela na minha declaração? Este ano, eu incluí na renda familiar o salário que ela recebe por um estágio. Terei de declarar os dois rendimentos que ela recebe - salário do estágio e pensão?

A pensão alimentícia é um rendimento tributável do dependente e deve ser informada na declaração de quem detém a guarda do filho. Mas, como ela é maior de idade e já iniciou um estágio, talvez seja mais vantajoso fazer uma declaração independente da sua filha. Segundo a Receita Federal, filho ou enteado de até 24 anos que ainda esteja cursando o ensino superior ou escola técnica de segundo grau pode ser considerado dependente, sem a obrigatoriedade de entregar a declaração. No caso da sua filha, como há a renda do estágio, pode ser o momento de fazer uma declaração própria.

Dúvidas - Em sua página na internet, a Receita Federal mantém uma lista de perguntas e respostas das dúvidas mais frequentes.

Manual - O Centro de Orientação Fiscal (Cenofisco), parceiro do site de VEJA no IR 2013, disponibilizou um manual para auxiliar no preenchimento da declaração. O material, com 89 páginas, aborda detalhadamente os principais pontos da declaração.

Tema em foco: Saiba tudo sobre o Imposto de Renda 2013

Leia também:

Receita libera programa para declaração do IR 2013

Estrangeiros também devem declarar imposto no Brasil

Saiba quem deve usar certificado digital para declarar o IR

Como declarar a compra e a venda de imóveis

Remessas enviadas ao exterior para pagar intercâmbios são isentas

Declaração de veículos antigos não pode ser esquecida

Receita ainda recebe declaração de IR em disquete

TAGs:
Declaração
Imposto de Renda
Pensão Alimentícia
Impostos
Receita Federal