IR 2014

Imposto de renda

Como declarar filhos dependentes que recebem pensão

Desde 1º de março já é possível entregar a declaração do imposto de renda. Confira algumas explicações de especialistas sobre as principais dúvidas dos leitores

Filhos pensionistas e estagiários já podem ter declaração própria - apesar de não ser obrigatório

Filhos pensionistas e que trabalham podem ter declaração própria - apesar de não ser obrigatório (Thinkstock/VEJA)

A Receita Federal espera receber 26 milhões de declarações em 2013. Todos os contribuintes que receberam no ano passado rendimentos tributáveis superiores a 24.556,65 reais precisam prestar contas ao Fisco. Quem deixar de entregar o IR 2013 pode ser multado em 165,74 reais ou ser obrigado a pagar 20% do valor do imposto devido. A pergunta abaixo pode ajudá-lo a preencher sua declaração de renda.

Pergunte

Envie suas dúvidas sobre o IR 2013

O site de VEJA quer ajudá-lo a esclarecer suas dúvidas sobre o preenchimento da declaração, que deve ser transmitida para a Receita Federal entre 1º de março e 30 de abril. Suas perguntas serão respondidas por uma equipe de especialistas. Escreva para  ir2013veja@gmail.com

Tenho uma filha que ainda faz faculdade e recebe pensão do pai. Eu a declaro como minha dependente. Devo colocar o valor da pensão dela na minha declaração? Este ano, eu incluí na renda familiar o salário que ela recebe por um estágio. Terei de declarar os dois rendimentos que ela recebe – salário do estágio e pensão?

A pensão alimentícia é um rendimento tributável do dependente e deve ser informada na declaração de quem detém a guarda do filho. Mas, como ela é maior de idade e já iniciou um estágio, talvez seja mais vantajoso fazer uma declaração independente da sua filha. Segundo a Receita Federal, filho ou enteado de até 24 anos que ainda esteja cursando o ensino superior ou escola técnica de segundo grau pode ser considerado dependente, sem a obrigatoriedade de entregar a declaração. No caso da sua filha, como há a renda do estágio, pode ser o momento de fazer uma declaração própria.

Dúvidas – Em sua página na internet, a Receita Federal mantém uma lista de perguntas e respostas das dúvidas mais frequentes.

Manual – O Centro de Orientação Fiscal (Cenofisco), parceiro do site de VEJA no IR 2013, disponibilizou um manual para auxiliar no preenchimento da declaração. O material, com 89 páginas, aborda detalhadamente os principais pontos da declaração.

Tema em foco: Saiba tudo sobre o Imposto de Renda 2013

Leia também:
Receita libera programa para declaração do IR 2013
Estrangeiros também devem declarar imposto no Brasil
Saiba quem deve usar certificado digital para declarar o IR
Como declarar a compra e a venda de imóveis
Remessas enviadas ao exterior para pagar intercâmbios são isentas
Declaração de veículos antigos não pode ser esquecida
Receita ainda recebe declaração de IR em disquete

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados