IR 2014

Imposto de renda

Perdeu o emprego em 2012? Saiba como declarar o IR

Desde 1º de março já é possível entregar a declaração do Imposto de Renda. Confira explicações de especialistas sobre as principais dúvidas dos leitores

Carteiras de trabalho de candidatos a vagas de emprego temporário numa empresa de São Paulo

Desemprego: funcionários demitidos devem declarar IR relativo ao período que trabalharam (Jorge Rosemberg/VEJA)

A Receita Federal espera receber 26 milhões de declarações em 2013. Todos os contribuintes que receberam no ano passado rendimentos tributáveis superiores a 24.556,65 reais precisam prestar contas ao Fisco. Quem deixar de entregar o IR 2013 pode ser multado em 165,74 reais ou ser obrigado a pagar 20% do valor do imposto devido. A pergunta abaixo pode ajudá-lo a preencher sua declaração de renda.

Pergunte

Envie suas dúvidas sobre o IR 2013

O site de VEJA quer ajudá-lo a esclarecer suas dúvidas sobre o preenchimento da declaração, que deve ser transmitida para a Receita Federal entre 1º de março e 30 de abril. Suas perguntas serão respondidas por uma equipe de especialistas. Escreva para  ir2013veja@gmail.com

Tive atividade remunerada até agosto de 2012, quando fui demitida. Como devo proceder para declarar a renda até a data da demissão? Como isso funciona para os valores recebidos devido à demissão, como o FGTS? Também é preciso declarar o seguro desemprego? 

A fonte pagadora é obrigada a lhe fornecer o Informe de Rendimentos. Nesse informe, estarão as quantias recebidas antes da demissão (como os salários) e também aquelas pagas a você em função da rescisão do contrato (como aviso prévio indenizado, férias e décimo terceiro proporcionais). Todos os valores estarão identificados pelos seguintes termos: tributados (pagos pela pessoa jurídica com o imposto retido na fonte), isentos e não tributados ou sujeitos à tributação exclusiva/definitiva. Você terá de incluir essas quantias em sua declaração, de acordo com a forma de tributação específica. Se você recebeu parcelas do seguro desemprego, também deve declarar esses valores na ficha de “rendimentos isentos e não tributáveis”. 

Dúvidas – Em sua página na internet, a Receita Federal mantém uma lista de perguntas e respostas das dúvidas mais frequentes.

Manual – O Centro de Orientação Fiscal (Cenofisco), parceiro do site de VEJA no IR 2013, disponibilizou um manual para auxiliar no preenchimento da declaração. O material, com 89 páginas, aborda detalhadamente os principais pontos da declaração.

Tema em foco: Saiba tudo sobre o Imposto de Renda 2013

Leia também: Portadores de doenças graves terão prioridade na restituição
Como declarar filhos dependentes que recebem pensão
Receita libera programa para declaração do IR 2013

Estrangeiros também devem declarar imposto no Brasil
Saiba quem deve usar certificado digital para declarar o IR
Como declarar a compra e a venda de imóveis
Remessas enviadas ao exterior para pagar intercâmbios são isentas
Declaração de veículos antigos não pode ser esquecida
Receita ainda recebe declaração de IR em disquete
PLR deve constar no informe de rendimentos e entrar no IR
Informe de rendimentos pode ser entregue em papel ou arquivo eletrônico
Doação de dinheiro para familiares deve ser declarada
Saiba como declarar investimentos em ações
Gastos para tratamento de infertilidade podem ser deduzidos do IR

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados