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Comércio teve o pior Dia dos Pais em cinco anos

Segundo dados da CNDL e do SPC Brasil, juros altos, inflação acelerada e renda moderada levaram a uma queda de 5% nas vendas a prazo

Por Da Redação
11 ago 2014, 16h45

As vendas a prazo no Dia dos Pais tiveram o resultado mais fraco dos últimos cinco anos, segundo levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), com queda de 5,09% em relação a igual período do ano passado. O cálculo apresentado nesta segunda-feira foi baseado no volume de consultas realizadas ao banco de dados do SPC Brasil entre os dias 3 e 9 de agosto deste ano. Nos quatro anos anteriores, foram registradas expansões de 3,78% (2013), 4,75% (2012), 6,86% (2011) e 10% (2010) – sempre considerando a comparação com um ano antes.

O presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, avalia que a retração reflete o desaquecimento da economia, influenciado principalmente pela alta dos juros, pela inflação “no limite da meta” e pelo menor crescimento da renda do trabalhador. “Os brasileiros optaram pelas compras à vista e por itens de mais baixo valor, motivados, principalmente, pelo encarecimento dos juros, pela escassez de crédito e pela preocupação em comprometer menos o próprio orçamento com compras parceladas”, analisa.

O dia dos pais é a quarta data comemorativa que mais movimenta o varejo em volume de vendas e faturamento, atrás do Natal, Dia das Mães e Dia dos Namorados, cita a CNDL. Os setores de vestuário, calçados, eletrônicos, bebidas e perfumaria são os mais influenciados pelo evento.

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Em outro levantamento divulgado nesta segunda, da Boa Vista SPCP (Serviço Central de Proteção ao Crédito), as vendas em geral (à vista e a prazo) cresceram 1,2% neste Dia dos Pais, mas em ritmo bem menor do que a expansão vista em 2013, de 3%. Para o economista da Boa Vista SPCP Flavio Calife, esse desempenho era esperado e segue a tendência de desaceleração observada nas demais datas comemorativas. Além da inflação alta e do menor crescimento da renda, o economista cita ainda a dificuldade de tomada de crédito como fatores que explicam o mau desempenho.

O volume de vendas calculado utilizou como amostra consultas realizadas no banco de dados da Boa Vista SPCP, de abrangência nacional. O período considerado neste ano foi de 2 a 10 de agosto, enquanto no ano passado foi levado em conta o período de 3 a 11 de agosto

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(Com Estadão Conteúdo)

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