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Com ‘ajuda’ de Frank Underwood e 007, Alibaba bate recorde de vendas no ‘Black Friday chinês’

No Dia dos Solteiros, gigante chinesa do comércio eletrônico vendeu US$ 9 bilhões nesta quarta feira usando personagem vivido pelo ator Kevin Spacey como garoto-propaganda

Por Da Redação
11 nov 2015, 12h12

Os internautas chineses gastaram nesta quarta-feira bilhões de dólares para celebrar o “Dia dos Solteiros”, data de promoções do comércio equivalente à Black Friday ocidental e bateram recordes com isso. A plataforma Tmall, que pertence ao gigante chinês do comércio eletrônico Alibaba, informou ao meio-dia ter registrado 57,6 bilhões de yuanes (9 bilhões de dólares) em vendas, superando assim o recorde de 2014 para todo o dia, 57,1 bilhões de yuanes. O valor equivale ao PIB de um país como o Haiti.

O dia 11 de novembro é celebrado na China como o Dia dos Solteiros pela quantidade de números 1 na data, uma referência para os chineses à solteirice. Desde 2009, o site Alibaba aproveita a oportunidade para estimular suas vendas com grandes promoções, em tese para consolar os que estão sozinhos, mas que acabam agradando a todos.

Muitos chineses permaneceram acordados para não perder a oportunidade de comprar smartphones, carteiras de marcas famosas ou eletrodomésticos com grandes descontos a partir da meia-noite. As compras atingiram um bilhão de yuanes em apenas 1 minuto e 12 segundos. A barreira de 10 bilhões de yuanes foi superada depois de 12 minutos e 28 segundos. As vendas online na China já representam 10% do comércio varejista.

No ano passado, as vendas online dispararam quase 50% no país, a 2,79 trilhões de yuanes (440 bilhões de dólares), segundo os dados oficiais. Nos dez primeiros meses deste ano, a alta foi de 35%.

A China possui oficialmente 670 milhões de internautas, o que representa quase metade da população. Neste ano, o Alibaba tentou dar um caráter internacional ao Dia dos Solteiros, com uma campanha publicitária repleta de celebridades estrangeiras. O ator Kevin Spacey interpretou o personagem Frank Underwood, o presidente americano na popular série House of Cards, em um vídeo do Tmall.

Na terça-feira à noite, outro ator, Daniel Craig, o agente 007 dos filmes mais recentes do personagem James Bond, apareceu em uma cerimônia exibida na TV ao lado do fundador do Alibaba, Jack Ma, no principal momento de uma grande campanha da empresa nos últimos dias.

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A número dois do setor na China, JD.com, também se beneficia do frenesi de consumo e tenta rivalizar com o Alibaba. A empresa não divulgou valores, mas informou que em dez horas havia registrado 10 milhões de pedidos. O JD.com denunciou na semana passada às autoridades o site Alibaba por supostamente pressionar os comerciantes para que vendam seus produtos apenas em sua plataforma online.

Alibaba reagiu com sarcasmo e afirmou que o rival “entrou em pânico”. “A galinha reclama do pato por ocupar todo o charco”, disse um porta-voz do Alibaba, citado pela imprensa.

O site Alibaba não vende nada diretamente, mas serve de intermediário: sua plataforma Taobao controla 90% do mercado chinês das transações entre particulares, e o site Tmall representa 50% das ventas online de empresas profissionais a particulares.

A empresa é criticada pelo grande número de artigos ilegais e de contrabando que vende em suas plataformas, o que rendeu vários processos com grupos ocidentais do setor de luxo. Mais da metade dos produtos vendidos no ano passado online na China eram falsificados ou “de má qualidade”, segundo um relatório oficial divulgado pela agência oficial Xinhua.

O Alibaba busca expandir suas atividades no exterior. No ano passado, suas ações começaram a ser negociadas na Bolsa de Nova York.

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(Com AFP)

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