Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Burger King quer abrir mil lojas no Brasil

A Vinci Partners, de Gilberto Sayão, é a nova franqueada responsável pela gestão e desenvolvimento da rede americana no país

Por Da Redação
15 jun 2011, 18h49

A transação causa preocupação entre os franqueados mais antigos, que possivelmente terão de consultar a Vinci Partners para tomar decisões

A rede americana de fast-food Burger King fechou um acordo com a gestora de investimentos Vinci Partners, de Gilberto Sayão (ex-Pactual). Eles serão sócios de uma nova empresa, a Burger King do Brasil, que será a franqueada máster – responsável pela gestão e desenvolvimento da cadeia de lanchonetes – da rede no país. O valor do negócio não foi revelado, mas estima-se que a Vinci tenha investido 500 milhões de reais por meio de seu fundo de private equity (de participação em empresas). A meta da companhia recém-criada, de acordo com pessoas próximas, é ambiciosa: abrir mil lojas nos próximos cinco anos.

“Será muito difícil”, diz Marcelo Cherto, consultor especializado em franquias. “Para uma expansão assim, não basta ter dinheiro. É preciso encontrar pontos para abrir as lojas e gente treinada, o que é escasso no Brasil”.

Entre alguns franqueados, a notícia do novo modelo de gestão causou desconforto. A preocupação está no fato de que a Burger King do Brasil poderá, ao mesmo tempo, abrir lojas próprias e definir regras para a expansão dos atuais franqueados – como a localização das novas lanchonetes.

Por meio de sua assessoria de imprensa, o banco BR Partners, que há cerca de dois meses comprou o controle da maior franqueada da rede no Brasil, afirmou que vê com preocupação um modelo que mistura os papéis de franqueadora e franqueados. “A relação entre ambos tem de ser de parceria, com atuações claramente delimitadas, sem qualquer conflito de interesses”, diz.

Continua após a publicidade

Até agora, a rede americana atuou no Brasil por um modelo de ‘franquias-condomínio’, formado por diversos pequenos investidores. Atualmente são onze franqueados. Para especialistas, essa escolha atrasou o crescimento da rede. Após dez anos no mercado brasileiro, o número de unidades do Burger King é o equivalente a um sexto do exibido pelo McDonald´s.

Em setembro do ano passado, o Burger King nos Estados Unidos foi comprado pelo fundo 3G, administrado pelos brasileiros Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sucupira, acionistas da AB Inbev, a maior fabricante de cervejas do mundo.

(com Agência Estado)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.