Bradesco lidera ranking de empresas com mais reclamações
A B2W, dos sites Americanas.com, Submarino e Shoptime, saltou da 21ª posição para a 2ª
O Bradesco aparece no topo da lista das empresas com maior número de reclamações feitas ao Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo. É o que mostra o levantamento com os dados consolidados de 2011, divulgado nesta quinta-feira, dia Internacional dos Direitos do Consumidor.
O Bradesco lidera a lista com 1.723 reclamações. Em segundo lugar, com 1.574 reclamações, aparece no ranking a B2W – empresa responsável pelos sites de e-commerce Americanas.com, Submarino e Shoptime, e que ficou perto de ter seus serviços suspensos pelo Procon-SP, na quarta-feira. Itaú Unibanco é o terceiro colocado, com 1.383, seguido por LG, com 1.164, e TIM, com 937 queixas.
A lista contém apenas reclamações fundamentadas, ou seja, demandas de consumidores que não foram solucionadas, sendo necessária a abertura de processo administrativo para serem trabalhadas pelo órgão junto aos fornecedores.
O Cadastro de Reclamações Fundamentadas em 2011 foi apresentado pela secretária da Justiça e da Defesa da Cidadania Estado de São Paulo, Eloisa de Sousa Arruda, e pelo diretor-executivo do Procon-SP, Paulo Arthur Lencioni Góes.
Confira a lista dos 20 primeiros colocados no ranking
PosIÇÃO | EMPRESA | RECLAMAÇÕES | PosIÇÃO – 2010 |
---|---|---|---|
1º | BRADESCO | 1723 | 3º |
2º | B2W (AMERICANAS.COM/SUBMARINO/SHOPTIME) | 1574 | 21º |
3º | ITAÚ | 1383 | 2º |
4º | LG | 1164 | 8º |
5º | TIM | 937 | 13º |
6º | TELEFONICA | 835 | 1º |
7º | OI | 806 | 11º |
8º | ELETROPAULO | 801 | 6º |
9º | CARREFOUR | 746 | 15º |
10º | PANAMERICANO | 716 | 20º |
11º | SANTANDER | 617 | 9º |
12º | BANCO DO BRASIL | 601 | 17º |
13º | SAMSUNG | 567 | 4º |
14º | ELECTROLUX | 557 | 27º |
15º | PONTO FRIO | 550 | 24º |
16º | EMBRATEL | 544 | 18º |
17º | CLARO | 507 | 5º |
18º | MICROCAMP | 500 | 19º |
19º | NET | 443 | 10º |
20º | CAIXA ECONOMICA FEDERAL | 433 | 30º |