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Black Friday: 21% dos produtos estavam mais caros

De acordo com levantamento, cerca de 280 itens tiveram aumento nos preços no dia da promoção

Por Da Redação
13 dez 2013, 12h09

Na Black Friday brasileira deste ano, o número de itens que tiveram os preços aumentados no dia da promoção foi mais que o dobro do que aqueles que tiveram seus preços reduzidos. É o que revela uma pesquisa do Programa de Administração de Varejo (Provar) em parceria com a empresa Íconna, especializada em monitoramento de preços no e-commerce. O levantamento mostra que 21,5% dos cerca de 1.300 itens acompanhados na internet tiveram aumento nos seus preços, em média 10,2%, no dia da promoção.

Nuno Fouto, diretor de Pesquisas do Provar e responsável pelo trabalho, observa que, dentre os 1.300 itens acompanhados, estão eletrodomésticos, eletrônicos, jogos, livros e artigos para a casa, em onze sites que participavam da promoção. Ele pondera que, teoricamente, esse itens deveriam participar da Black Friday, pois estavam sendo anunciados dentro dos sites participantes.

“Aconteceram as promoções, mas elas foram menos intensas em número de itens”, afirma Fouto. Um dado que reforça essa afirmação é que, em relação à pesquisa da Black Friday do ano passado, o evento deste ano registrou um número quatro vezes maior de itens que tiveram os preços aumentados e em uma proporção bem maior. Em 2012, 5,1% dos itens pesquisados tiveram os preços reajustados para cima em 5,7%, em média.

No sentido oposto, houve reduções, mas com uma significância muito menor em relação aos aumentos. Na Black Friday de 2012, 2,8% dos itens tiveram os preços reduzidos, em média, 6,3%. Neste ano, 9,5% dos itens registraram corte, com uma redução média de 11%, e 69% não tiveram alteração de valor.

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Surpresa – Um resultado surpreendente deste ano foi o grande volume de itens cujos preços foram reduzidos após a Black Friday. “O consumidor que esperou para comprar depois do evento se deu bem”, afirma o coordenador da pesquisa. O levantamento mostra que 22,6% dos itens pesquisados tiveram redução de preços após a Black Friday. Coincidentemente o porcentual é muito semelhante àquele dos que aumentaram preços no evento.

Na análise de Fouto, esse resultado reafirma o cenário fraco de vendas em 2013 e que a Black Friday teve um desempenho abaixo das expectativas. Tanto é que foi necessário reduzir os preços após a promoção. “O comércio ficou com medo de carregar esses estoques até o Natal”. No ano passado, observa o coordenador da pesquisa, a economia estava mais aquecida, as vendas no varejo cresciam na faixa de 8%, o dobro do registrado neste ano, e não foi necessário desovar estoques após a Black Friday.

A competição mais acirrada no varejo levou a uma situação inusitada. No evento deste ano, a pesquisa listou itens com maiores aumentos e reduções de preços, segundo o acompanhamento feito por site de cada loja virtual. E o resultado mostrou que um mesmo item, por exemplo, fogão ou geladeira, apareceu tanto na lista dos maiores aumentos de preço como na relação das maiores quedas. Segundo Fouto, isso mostra que as lojas fizeram um mix – isto é, reduziram muito os preços de alguns produtos para atrair o consumidor, ao mesmo tempo em que aumentaram o valor de outros itens.

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(com Estadão Conteúdo)

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