Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Barbie ‘feminista’ tenta impulsionar vendas da Mattel

Em novo comercial da boneca, meninas assumem profissões como paleontólogas, treinadoras de futebol americano e empresárias

Por Da Redação
29 out 2015, 11h41

A Mattel, que produz as bonecas Barbie, apostou em uma estratégia “feminista” para divulgar seus produtos e aquecer as vendas, que têm desacelerado este ano. Na nova campanha publicitária, batizada de “Imagine the Possibilities” (imagine as possibilidades), meninas aparecem em situações reais, assumindo profissões como paleontólogas, treinadores de futebol americano e empresárias. Ao fim da peça publicitária, uma mensagem diz: “quando uma menina brinca com barbie ela pode se tornar o que quiser”.

Uma das estratégias da propaganda é desassociar a imagem da boneca à ideia de futilidade. A imagem da Barbie é geralmente mais ligada a shoppings centers e salões de beleza do que a escritórios, estádios de futebol e laboratórios. Atenta a isso, a Mattel tem diversificado sua linha de bonecas, em reação a críticas de que possuem um rígido padrão de beleza — tradicionalmente alta, magra, com cabelos lisos e loiros.

Neste ano foi lançada a linha Fashionista, com oito tons de pele diferentes, 14 rostos distintos. 22 tipos e 23 cores de cabelo e 18 cores de olho, um feito inédito para a marca. A ideia é tentar motivar as vendas, que registraram no mundo a oitava queda seguida no terceiro trimestre, de 14%.

Um dos principais motivos para a queda das vendas da Barbie é a forte concorrência com as bonecas Frozen, da Disney. Em 2016, a Hazbro terá a licença para fabricá-las. Com seguidos resultados ruins, no começo deste ano a Mattel demitiu o presidente-executivo e presidente do Conselho Bryan Stockton.

Continua após a publicidade

Leia mais:

A cada hora fora do ar, sites perdem R$ 1,5 mi na Black Friday

Petrobras é acusada nos EUA de enganar investidores

(Da redação)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.