Agências criam propaganda de apoio a Neymar — de graça
Depois de #somostodosmacacos, publicitários tentam lançar #SomosTodosNeymar em apoio ao atacante ferido no jogo contra a Colômbia
O grupo ABC, maior conglomerado de agências de publicidade do país, pegou carona no sucesso da campanha #SomosTodosMacacos, criada em parceria com o jogador Neymar como forma de protesto contra o racismo, e criou a hashtag #SomosTodosNeymar, como forma de apoio ao atacante. Neymar se feriu durante o jogo contra a Colômbia, pelas quartas de final da Copa do Mundo, e não poderá disputar outros jogos do Mundial. O jogador é cliente da Loducca, agência do grupo ABC. Mas, segundo a empresa, não está envolvido na ideia e tampouco desembolsou nada por ela. A campanha foi uma espécie de ‘homenagem’ do grupo ao jogador.
A ação usa a hashtag #SomosTodosNeymar para convocar as pessoas a usarem uma máscara com a cara de Neymar no jogo desta terça-feira entre Brasil e Alemanha, no Mineirão, em Belo Horizonte. A máscara está disponível para download gratuito no site da campanha. “Se o Neymar não pode entrar em campo, nós entramos por ele. Faça uma máscara com a foto dele e ponha no rosto para assistir ao jogo. E faça outras e dê para os amigos. Nessa terça-feira, somos todos Neymar”, informa o site.
Leia mais:
Criado por Neymar, viral #somostodosmacacos ganha dois Leões em Cannes
Garoto-propaganda da Lupo, Neymar promove Blue Man em jogo
Contudo, os publicitários parecem não ter levado em conta o incômodo de se usar uma máscara ao mesmo tempo em que se assiste a um jogo decisivo para a seleção brasileira, tal como o desta terça-feira, contra a Alemanha. Justamente por isso, a turma do ABC conta mais com o potencial de viralização da ação do que com o uso da máscara em si. Por via das dúvidas, foram encomendadas 60 mil unidades para serem distribuídas no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, na terça. O jogador, por meio de sua empresa, concedeu os direitos de imagem para a impressão das máscaras. Desde o lançamento do site, mais de 68 mil pessoas acessaram o link da para download do produto.
Neymar é um dos principais garotos-propaganda das agências do grupo ABC. Ele tem contrato, por exemplo, com a Lupo, cuja agência de publicidade é a Africa, e com o Guaraná Antárctica, conta da DM9DDB.
A campanha #somostodosmacacos, desenvolvida pela agência Loducca em parceria com Neymar, também havia conseguido grande repercussão. Ao se posicionar contra a discriminação e preconceito, em defesa de seu amigo e companheiro do Barcelona, Daniel Alves, o jogador também ajudou a agência a conquistar dois Leões em Cannes, prêmio internacional de publicidade.
Leia também:
Para revista Time, estratégia de marketing de Neymar foi ‘brilhante’
Blue Man é notificada pela Fifa por publicidade com sunga de Neymar