Telescópio Hubble detecta galáxias primitivas

Mais antiga data de apenas 380 milhões de anos após o Big Bang

Atualizado em 6 Maio 2016, 16h24 - Publicado em 13 dez 2012, 11h31

O telescópio espacial Hubble detectou galáxias primitivas formadas há mais de 13 bilhões de anos, pouco depois do Big Bang, a grande explosão que cientistas acreditam ter dado origem ao universo. O anúncio foi feito nesta quarta-feira pela Nasa, a agência espacial americana.

A Nasa espera que a descoberta ajude no estudo das origens do Universo, uma vez que ela oferece um retrato de como era o cosmos pouco depois do Big Bang. As observações, efetuadas durante seis semanas em agosto e setembro, permitiram descobrir sete novas galáxias, a mais antiga delas com 13,3 bilhões de anos.

“Foi uma campanha de observação muito ambiciosa. Há 13,3 bilhões de anos, o Universo não tinha mais que 3% de sua idade atual”, explicou em uma entrevista coletiva Richard Ellis, astrofísico do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena.

“No total foram descobertas sete novas galáxias, sendo que a mais antiga data de 380 milhões de anos após o Big Bang”, acrescentou Abraham Loeb, do departamento de astronomia da Universidade de Harvard. “Observar estas primeiras galáxias permite aprender muito sobre as condições dos primeiros momentos após o Big Bang e aprender muitas coisas sobre nossas origens. Estas são as pesquisas arqueológicas mais antigas de que dispomos sobre as origens do Universo.”

A idade estimada do Universo é de 13,7 bilhões de anos. Quanto mais longe os cientistas observarem, mais podem aprender sobre o que ocorreu depois do Big Bang. Nesse sentido, o lançamento, dentro de cinco anos, do sucessor do Hubble, o telescópio espacial de raios infravermelhos James Webb, deve permitir resultados ainda mais ambiciosos.

(Com agência France-Presse e EFE)