Mais Lidas

1. Justiça de SP envia a Moro pedido de prisão de Lula

Justiça de SP envia a Moro pedido de prisão de Lula

2. Só a Globo vai transmitir o Brasileirão 2016. Crise deixa a Band de fora

Esporte

Só a Globo vai transmitir o Brasileirão 2016. Crise deixa a Band de...

3. PGR pede para incluir Lula e cúpulas do PT e PMDB em inquérito sobre quadrilha do petrolão

Brasil

PGR pede para incluir Lula e cúpulas do PT e PMDB em inquérito...

4. Aécio fala em 'receio' de que ministério de Temer se pareça com o de Dilma

Brasil

Aécio fala em 'receio' de que ministério de Temer se pareça com o...

5. Lavenère faz discurso do medo e diz que impeachment é ‘pena de morte’ de Dilma e de programas sociais

Brasil

Lavenère faz discurso do medo e diz que impeachment é ‘pena de...

6. Johnson & Johnson terá que pagar US$ 55 milhões para cliente vítima de câncer

Economia

Johnson & Johnson terá que pagar US$ 55 milhões para cliente vítima...

7. Dilma e o fogo olímpico: a imagem de um mandato em chamas

Brasil

Dilma e o fogo olímpico: a imagem de um mandato em chamas

8. Mortos podem 'voltar à vida'? Empresa de biotecnologia acredita que sim

Ciência

Mortos podem 'voltar à vida'? Empresa de biotecnologia acredita que...

Robô Curiosity encontra água em solo marciano

Análise da primeira amostra de solo recolhida revelou que cerca de 2% da superfície do planeta é composta por água

- Atualizado em

Auto-retrato da Curiosity feito enquanto ela realizava suas primeiras atividades de perfuração de rochas
Autorretrato da sonda Curiosity feito enquanto ela realizava suas primeiras atividades de perfuração de rochas(NASA/VEJA)

A primeira amostra do solo marciano analisada pelo robô Curiosity revelou a existência de água na superfície do planeta. Segundo dados publicados nesta quinta-feira na revista Science, cerca de 2% do material coletado é composto por água. Também foram encontrados dióxido de carbono, oxigênio e compostos de enxofre.

Título original: Volatile, Isotope and Organic Analysis of Martian Fines with the Mars Curiosity Rover

Onde foi divulgada: periódico Science

Quem fez: L. A. Leshin, P. R. Mahaffy, C. R. Webster, M. Cabane, P. Coll, P. G. Conrad, P. D. Archer Jr., S. K. Atreya, A. E. Brunner, C. Szopa, S. Teinturier, M. G. Trainer, J. J. Wray, J. P. Grotzinger e outros

Instituição: Instituto Politécnico Rensselaer, EUA, e outras

Dados de amostragem: amostra do solo de Marte colhida pelo robô Curiosity

Resultado: A primeira amostra analisada pelo robô revelou que cerca de 2% do solo da superfície do planeta é formado por água

O Curiosity pousou em Marte no dia 6 de agosto de 2012, tendo como principal objetivo descobrir se Marte pode ter abrigado vida. É o primeiro robô enviado ao planeta carregando um equipamento para recolher e analisar amostras de solo e de rochas. Na descoberta da água, foi usado o Analisador de Amostras em Marte (Sam, na sigla em inglês).

"Combinando as análises de água e compostos químicos do Sam com dados mineralógicos, químicos e geológicos de outros instrumentos do Curiosity, temos a informação mais abrangente já obtida sobre a superfície de Marte. Esses dados aumentam nosso conhecimento sobre os processos da superfície e a ação da água em Marte", afirmou Paul Mahaffy, principal pesquisador do Sam.

Experimento - Os cientistas utilizaram uma espécie de pá acoplada ao Curiosity para coletar amostras do solo de uma região arenosa conhecida como Rocknest. Uma parte do material foi colocada dentro do Sam, que fica na "barriga" do robô, onde foi aquecida a 835 graus Celsius.

"Os principais gases liberados durante os testes foram água (cerca de 2% do peso da amostra), gás carbônico, oxigênio e dióxido de enxofre. A água é particularmente interessante: é um recurso para futuros exploradores", afirma Laurie Leshin, pesquisadora do Instituto Politécnico Rensselaer, nos Estados Unidos, e principal autora do estudo que analisou os dados coletados pelo SAM. A água se encontrava ligada quimicamente às partículas do solo, em estado sólido, e se transformou em vapor ao ser aquecida para o estudo.

O Sam também descobriu isótopos de hidrogênio e carbono semelhantes aos encontrados na atmosfera de Marte, analisada anteriormente pelo Curiosity. Isso indica a existência de uma grande interação entre a superfície do solo e a atmosfera. "Os isótopos tendem a apoiar a ideia de que, ao se mover ao redor do planeta, a poeira reage com alguns dos gases da atmosfera", diz Laurie.