Revista ‘Science’ elege os ‘Kardashians da Ciência’

Para descobrir quem são as 50 maiores estrelas científicas, periódico elaborou um "Índice K", inspirado na socialite americana Kim Kardashian

Atualizado em 6 Maio 2016, 16h10 - Publicado em 19 set 2014, 15h31

Nesta semana, a revista Science elencou as cinquenta celebridades da ciência. O “Índice K”, inspirado na socialite Kim Kardashian, uma das estrelas mais populares no Twitter, foi elaborado por meio de uma relação entre os seguidores dos cientistas e suas citações no Google Scholar, uma plataforma de citações científicas.

A lista foi feita em resposta ao geneticista britânico Neil Hall, da Universidade de Liverpool, na Inglaterra, que, em um comentário no periódico Genome Biology, publicado no fim de julho, criou o Índice K e criticou os cientistas que perdem muito tempo nas redes sociais, sugerindo que eles trabalhem mais em artigos científicos.

A Science resolveu, então, elaborar sua própria lista, com uma metodologia que está “longe de ser científica”, como explica no texto em seu site. Seu “Índice K” revelou que os primeiros lugares são ocupados não por pesquisadores apenas “famosos por serem famosos”, mas por cientistas relevantes no meio acadêmico que usam grande parte do seu tempo com divulgação científica, usando as plataformas sociais para expandir o alcance da ciência ao público leigo.