Formação vulcânica rara é descoberta no lado negro da Lua

Até agora, locais conhecidos com essa característica ficam na face do satélite voltada para a Terra

Atualizado em 6 Maio 2016, 17h05 - Publicado em 25 jul 2011, 17h33

Cientistas anunciaram a descoberta de um raro complexo vulcânico no lado negro da Lua. Trata-se de um raro exemplo de resquício de atividade vulcânica na superfície do satélite natural não associado a impactos de asteroides ou cometas. A pesquisa foi publicada no periódico Nature Geoscience.

Uma equipe de cientistas da Universidade Washington, na cidade de St. Louis, nos Estados Unidos, usaram imagens e outros dados recolhidos pela sonda Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) para analisar a composição de regiões atípicas no lado negro da Lua. Os pesquisadores concentraram o estudo em uma área com diversas formações de relevo, algumas com seis quilômetros de altura.

Os cientistas descobriram que essas formações possuem uma composição vulcânica. Os dados indicam que as rochas são ricas em tório, silício e metais alcalinos, uma composição diferente da que forma as planícies da Lua viradas para a Terra.

A maior parte do vulcanismo lunar é relacionado a impactos de corpos celestes ou está localizado no lado mais próximo da Lua, apesar de os cientistas não saberem o porquê dessa tendência. A atividade vulcânica da Lua é bem diferente da registrada na Terra porque o satélite natural é um corpo pequeno que se resfriou rapidamente e nunca desenvolveu placas tectônicas como as do nosso planeta.

A nova província de vulcões lunares vai forçar cientistas a rever teorias sobre a atividade vulcânica da Lua. O conhecimento sobre o passado e o terreno do satélite natural poderá ajudar na formulação de futuras expedições tripuladas ao astro.