Tarja para o tema Tsunami no Japão

Física

Medida de radiação é homenagem a cientista sueco

Rolf Maximilian Sievert foi pioneiro no estudo dos efeitos biológicos da radiação

Science Photo Library

Rolf Sievert: pioneiro na medição dos efeitos biológicos da radiação

Rolf Sievert

 

Nascido em 1898, o médico e físico sueco Rolf Maximilian Sievert foi pioneiro no estudo dos efeitos biológicos da radiação. Em sua homenagem, cientistas deram o nome de Sievert (símbolo: Sv) para a unidade internacional de doses equivalentes de radiação, em 1979, durante a Conferência Geral de Pesos e Medidas, 13 anos após sua morte.

Rolf Sievert teve um papel importante na medição das doses de radiação especialmente para o diagnóstico e tratamento do câncer. Inventou vários instrumentos para medir a radiação. O mais conhecido deles é a câmara Sievert, criada entre os anos 1920 e 1940. 

Em 1937, Sievert tornou-se chefe do departamento de física da radiação no Instituto Karolinska, na Suécia, entidade que escolhe o Prêmio Nobel de Medicina. Anos mais tarde, concentrou sua pesquisa nos efeitos biológicos da exposição repetida a pequenas doses de radiação. Em 1964, fundou a Associação Internacional de Proteção contra a Radiação. Também liderou o comitê científico das Nações Unidas para os efeitos da radiação atômica.

 

O que é o Sievert?

(símbolo: Sv)


Sievert (Sv) é uma unidade para medir os efeitos biológicos da radiação - os efeitos físicos são mensurados por outra unidade, chamada gray (Gy). A dose de radiação no tecido humano, em Sv, é encontrada pela multiplicação da dose medida em gray por outros fatores que dependem do tipo de radiação, parte do corpo atingida, tempo, intensidade de exposição e outros fatores.

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados