Pesquisas com vírus da gripe aviária são suspensas

Cientistas produziram um vírus potencialmente transmissível entre humanos considerado "um dos mais perigosos que podem ser feitos em laboratório"

Atualizado em 6 Maio 2016, 16h48 - Publicado em 21 jan 2012, 09h07

Cientistas que pesquisam uma versão geneticamente alterada e potencialmente transmissível entre humanos do vírus da gripe aviária H5N1 decidiram interromper as pesquisas por 60 dias. Em um artigo publicado nas revistas científicas Nature e Science, eles afirmam que querem dar tempo “a governos e organizações para discutir esse tipo de pesquisa.”

O grupo, que representa 39 instituições de pesquisa de todo o mundo, propõe a realização de um fórum científico internacional sobre o tema, mas defende a continuação dos estudos e a publicação dos resultados. Em dezembro, um conselho de biossegurança ligado ao governo dos EUA solicitou aos pesquisadores que alterassem seus trabalhos científicos originais antes da publicação, de modo a omitir as alterações do genoma do vírus responsáveis pelo aumento na capacidade de contágio.