Pandas não são bons em digerir bambu

Pesquisa mostra que apesar de serem onívoros (e terem uma dieta 99% baseada em vegetais), sistema digestivo dos ursos ainda é similar ao de animais apenas carnívoros

Atualizado em 6 Maio 2016, 16h04 - Publicado em 19 Maio 2015, 18h58

Há 2 milhões de anos que a dieta dos pandas é composta em 99% por bambu. O outro 1% vem de ovos, insetos e pequenos roedores. Mesmo assim, um estudo feito por pesquisadores chineses e publicado na terça-feira (5) na revista online mBio revelou que o animal não se adaptou completamente para a ingestão da planta.

A conclusão do artigo mostra que o sistema digestivo dos pandas ainda é como o dos carnívoros, ou seja, repleto de bactérias que quebram proteínas de carnes, não vitaminas de vegetais.

“Este resultado é inesperado e bastante interessante porque implica que a microbiota intestinal (conjunto de bactérias que vive no tubo digestivo) do panda gigante não pode ser bem adaptada a sua dieta. O que coloca os pandas em um dilema evolucionário”, explicou Xiaoyan Pang, da universidade Shanghai Jiao Tong, um dos autores do estudo.

Além da falta das bactérias que digerem vegetais, eles também não possuem os genes para a fabricação de enzimas que ajudam a absorver os nutrientes das plantas. Essas podem ser as razões por que os pandas passam a maior parte do tempo mastigando bambus (e se dedicam pouco ao acasalamento, que poderia gerar novos membros da espécie) e também um dos motivos de seu alto risco de extinção.