Os átomos que mudaram o mundo

Substâncias como ouro, urânio ou petróleo estiveram no centro de guerras e tragédias do passado. Para o cientista sueco Lars Öhrström, a química pode ajudar a salvar o planeta de catástrofes assim e encontrar meios de transformar as moléculas ao nosso redor em algo útil e lucrativo

Por Rita Loiola Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 Maio 2016, 14h47 - Publicado em 21 abr 2014, 08h10

A história está repleta de tragédias químicas. Além da bomba atômica, os elementos da tabela periódica levaram gerações à loucura, provocaram assassinatos, despiram exércitos e fizeram toda uma região europeia ser conhecida por seus “idiotas”. Catástrofes, armas e doenças guiaram, durante séculos, a ciência química. “Temos problemas interessantes para resolver. Do nosso jeito humilde, nós (químicos) realmente tentamos salvar o planeta”, diz o químico sueco Lars Öhrström, pesquisador da Universidade Chalmers, em Gotemburgo, na Suécia, e membro da União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac), a instituição mundialmente famosa por dar nomes a novos elementos e construir a tabela periódica oficial.

Biblioteca

The Last Alchemist in Paris

Livro The Last Alchemist in Paris ()

Lars Öhrström, químico da Universidade Chalmers, em Gotemburgo, na Suécia, e membro da União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac), reúne aventuras históricas curiosas que tiveram os elementos químicos como protagonistas.

Autor: LARS ÖHRSTRÖM

Editora: OXFORD UNIVERSITY PRESS

Em seu segundo livro, The Last Alchemist in Paris (O Último Alquimista de Paris, publicado no início deste ano nos Estados Unidos e sem tradução no Brasil), Öhrstrom reúne duas dezenas de casos históricos em que átomos e moléculas foram os protagonistas. Há histórias sobre as descobertas nucleares, cura de doenças e enigmas científicos que, por meio de explicações simples e algumas fórmulas, o cientista busca decifrar. O objetivo é mostrar que somos feitos e estamos cercados por essas estruturas. E, sem saber como funcionam, seremos sempre dominados por elas.

“Às vezes sinto que estou revelando os segredos de uma arte antiga que poucas pessoas conhecem”, diz Öhrstrom em seu livro. “É como se houvesse um sentimento generalizado de que a química é ‘ruim’, como bruxaria.”