Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

O que atrai nos vídeos violentos?

Imagens reais de atrocidades figuram no topo das mais vistas na internet e em sites de emissoras de notícias. De acordo com psiquiatras, neurologistas e psicólogos, essa atração aparentemente ilógica por cenas violentas está ligada às estruturas mais profundas de nossa mente

Por Rita Loiola Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 Maio 2016, 14h46 - Publicado em 14 set 2014, 12h10
Steven Sotloff, um dos jornalistas americanos decapitados pelos terroristas do Estado Islâmico ()

Imagens reais de violência costumam aparecer no topo das mais procuradas na internet. Para milhões de pessoas, o impulso de acompanhar vídeos de crueldade causa horror, ao mesmo tempo em que as cenas parecem hipnotizar, com um magnetismo irrecusável. Por semanas, o filme do soco que o astro do futebol americano Ray Rice deu em sua mulher ou o vídeo das decapitações dos jornalistas americanos James Foley e Steven Sotloff estiveram entre os mais vistos em sites de notícias e emissoras de televisão ao redor do mundo. No Brasil, milhares de pessoas buscaram ver atrocidades como o menino Bernardo gritando por socorro, o garoto que teve o braço arrancado por um tigre no Zoológico de Cascavel, no Paraná, ou o bárbaro ataque que matou uma menina de 6 anos em São Luís, no Maranhão, mostrando que, ao mesmo tempo em que denunciam a barbárie, essas imagens provocam um fascínio.

Emoções como medo, terror, culpa, satisfação, vergonha ou pavor se misturam ao observar as cenas reais de violência. E, de acordo com os cientistas, a atração irresistível de apertar o play vem das estruturas mais profundas de nossa mente. “Nosso cérebro é formado para se importar com outros seres humanos. É natural se colocar no lugar do outro e somos seduzidos por qualquer circunstância que ofereça essa oportunidade”, diz o neurologista André Palmini, chefe de neurologia do Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

Leia também:

Traumas familiares podem afetar DNA das crianças

Tetris pode induzir tanta agressividade quanto games violentos, diz estudo

Evolução – Imagens violentas de assassinatos, decapitações ou esquartejamentos evocam situações vividas nos primórdios de nossa evolução. Há cerca de 8 milhões de anos, a sobrevivência dos antepassados do Homo sapiens envolvia a luta constante contra predadores agressivos e catástrofes naturais. Para enfrentar essa violência, o cérebro desenvolveu algumas estruturas e sistemas de neurônios que são ativados sempre que surgem situações de risco. Núcleos como a amígdala, que processa o medo, a ansiedade e o stress, entram em ação e liberam no organismo hormônios e neurotransmissores como dopamina, endorfina e adrenalina, que preparam o corpo para a reação: fugir ou confrontar a morte.

Continua após a publicidade

Para um chimpanzé, a história acaba aí e ele responde, automaticamente, ao perigo. Os homens, entretanto, têm a capacidade de reagir às ameaças por meio de outra área cerebral, que surgiu entre 200 mil e 100 mil anos atrás, junto com a nossa espécie: o córtex pré-frontal. Responsável pelas decisões conscientes, ele nos ajuda a controlar as reações naturais disparadas pela amígdala e a analisar, racionalmente, a melhor estratégia para a sobrevivência. Por isso, hoje, quando somos expostos a qualquer situação de terror ou violência, a região mais primitiva e a mais moderna do cérebro agem em conjunto.

“A violência toca áreas muito profundas da mente. Ao perceber o risco de vida, entramos em alerta e, só quando a imagem chega à consciência, avaliamos o tamanho do perigo e decidimos a resposta. Quanto mais real e próxima de nós, maior é o impacto”, afirma o psiquiatra Luiz Figueira de Mello, do Ambulatório de Ansiedade (Amban), do Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (USP).

Uma das explicações para a atração por cenas de violência – reais ou ficcionais – é a força que exercem nas áreas mais antigas do cérebro, atingindo diretamente mecanismos e memórias de um passado ancestral, sobre o qual não temos nenhum controle. Se são de mentira, logo percebemos que estamos fora de perigo e o medo é controlado. “Se há riscos verdadeiros, como guerras ou conflitos que possam nos atingir, maiores são as reações. Medo, pavor e curiosidade estarão sempre envolvidos, mas a atitude em relação a eles vai depender da proximidade do perigo, da sociedade em que vivemos ou de aspectos pessoais”, diz Mello.

Empatia – Além do circuito do medo, outro mecanismo cerebral envolvido na observação de cenas violentas é o da empatia, a capacidade de se colocar no lugar do outro e compartilhar suas emoções e pontos de vista. O fascínio por vídeos reais de atrocidades faria parte de um sistema biológico que nos atrai para qualquer situação envolvendo outros seres humanos em sofrimento.

“Sabemos que o ser humano sente emoções quando experimenta uma vivência dolorosa ou imagina alguém passando por uma situação assim. Estudos demonstram que as mesmas áreas cerebrais são ativadas quando sentimos dor ou quando vemos alguém próximo a nós em sofrimento”, diz André Palmini.

Continua após a publicidade

Assim como a amígdala, responsável pelo medo, as áreas da dor estão em uma região profunda do cérebro, o mesencéfalo. Ao observarmos alguém sofrendo, essa zona é ativada, junto aos neurônios que respondem emocionalmente por essa sensação e outros núcleos cerebrais, responsáveis pelas relações humanas.

“Quando vemos alguém passando por um sofrimento, todas essas áreas da mente entram em ação e fazem com que a gente se coloque no lugar do próximo. Sentimos pena, compaixão e emoções que nos aproximam dos outros. Buscamos essas situações e somos atraídos por qualquer possibilidade de exercitar essa empatia. É um fascínio biológico, uma preocupação natural”, explica Palmini.

Dessa forma, cenas dolorosas ou de sofrimento provocariam em nossa mente não o prazer com o sofrimento alheio, mas uma atração por situações que nos façam experimentar o que o outro estaria passando. “Temos uma curiosidade motivada pela organização do cérebro. O ser humano é a principal personagem de nossa mente e tudo o que tem a ver com ele nos atrai”, diz o neurologista.

Insensibilidade – No entanto, a exposição frequente a imagens assim provoca uma reação mental conhecida como habituação. A partir do momento em que o cérebro percebe que as imagens não oferecem perigo ou dor, a ativação dos circuitos diminuiu, gerando uma insensibilidade às cenas. Trata-se de um mecanismo de defesa do organismo, para evitar a dor.

“A banalização do processo é perigosa. Quanto mais violenta é a sociedade, menos impacto têm as cenas de terror e, para causar respostas, as ações precisam ser novas e cada vez mais brutais”, afirma Palmini.

Continua após a publicidade

Além disso, a exposição frequente pode gerar stress, depressão e ansiedade. Um estudo publicado em agosto no Journal of The Royal Society of Medicine, analisando o impacto do contato com fotos e vídeos de violência em 116 jornalistas, mostrou que a visualização repetida das imagens podia provocar sintomas de ansiedade, depressão, stress pós-traumático e disfunção social.

“Mais que a duração dos vídeos é a frequência da visualização que tem o maior impacto. Imagens reais e violentas vistas muitas vezes, todos os dias da semana, são muito traumáticas e trazem riscos claros para a saúde mental”, diz o psiquiatra Anthony Feinstein, pesquisador da Universidade de Toronto, no Canadá, e líder do estudo.

Contradição – Isso acontece porque as cenas reais da violência nos obrigam a lidar com sentimentos poderosos como a crueldade, o ódio, a culpa, a vergonha ou a compaixão que, vividos de forma desordenada, podem ter impacto profundo na saúde mental.

“Essas imagens nos lembram de que não somos apenas seres guiados por princípios éticos, morais e religiosos, mas também somos formados de crueldade e violência”, diz o psiquiatra Mario Costa Pereira, professor da faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Momentos de grande tensão, como guerras ou conflitos, são os períodos em que a prática de atos violentos se torna socialmente aceitável. “Somos fascinados por esse poder, ao mesmo tempo em que ele nos causa horror. O limite que nos separa de nossa versão bárbara e da civilizada é muito tênue e essas cenas explicitam a ambivalência em que vivemos”, diz Pereira. “Por isso sentimos vergonha, culpa ou desconforto com a exibição crua do que somos capazes.”

Continua após a publicidade

Cenas de decapitações, esquartejamentos ou assassinatos brutais impactam não só áreas cerebrais antigas e responsáveis por sensações primitivas como medo, angústia ou empatia, mas também atingem algumas das emoções e sentimentos mais intensos do ser humano, como o ódio ou a compaixão. “Elas tocam em nosso lado mais negro e obscuro, como um espelho que revela o que temos de terrível e de sublime. Acima de tudo, seu fascínio vem da exibição de contradições profundamente humanas.”

Veja abaixo algumas das cenas de violência mais vistas na internet e confira como essa tensão entre as nossas áreas mais primitivas ou racionais têm impacto em seu cérebro e emoções – o fascínio está mais concentrado nas áreas mais antigas ou é dominado pelo lado ético e sublime?

https://www.youtube.com/embed/jwiuzxC8iLc
1 – Steven Sotloff

Em 2 de setembro, o grupo terrorista Estado Islâmico (EI) divulgou o vídeo da execução do jornalista Steven Sotloff. As imagens da decapitação foram retiradas de sites da internet por apresentarem conteúdo violento e ofensivo. Este vídeo, da agência de notícias Reuters, mostra os momentos antes da cabeça ser cortada.

 

Continua após a publicidade

https://www.youtube.com/embed/thOIj6v34e0
2 – James Foley

O primeiro jornalista a ser decapitado pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI) foi o americano James Foley, desaparecido há quase dois anos na Síria. Os jihadistas publicaram um vídeo em redes sociais mostrando a decapitação, intitulado “Uma Mensagem aos Estados Unidos”. Por seu conteúdo, ele também foi retirado da internet e as imagens, da agência de notícias Reuters, exibem os instantes que precedem a morte do jornalista.

https://www.youtube.com/embed/p3lEyzS611E
3 – Menino Bernardo

Em um vídeo encontrado no fim de agosto no celular do pai do menino Bernardo Boldrini, assassinado em abril, aos 11 anos, é possível ouvir o garoto gritando, desesperadamente, por socorro. Ele estava sendo ameaçado de morte pela madrasta, Graciele Ugulini. Um áudio com trecho da gravação foi publicado pelo grupo RBS, e traz também algumas imagens do garoto

https://www.youtube.com/embed/SxKeVT1tDGA
4 – Ataque do tigre no zoológico de Cascavel

Em 30 de julho, um menino de 11 anos foi atacado por um tigre no Zoológico de Cascavel, no Paraná, e teve o braço dilacerado. Levado ao hospital em estado grave, o garoto foi submetido a cirurgia e teve o braço amputado. No vídeo, do YouTube, é possível ver um momento em que o garoto coloca o braço dentro da jaula.

https://www.youtube.com/embed/Cwu5aNmrk7s
5 – Cotovelada em São Roque, interior de São Paulo

Na porta de uma casa noturna em São Roque, cidade do interior de São Paulo, Fernanda Regina Cezar Santiago, de 30 anos, foi agredida com uma violenta cotovelada de Anderson Lúcio de Oliveira, de 34 anos. Com a pancada, ela sofreu traumatismo craniano, enquanto Anderson parece não se importar com seu estado, no chão. Fernanda teve alta do hospital em 2 de setembro, duas semanas depois do golpe. Sofreu amnésia e está com a fala enrolada, consequência do quadro de saúde instável. Preso desde o dia 19 de agosto, Oliveira é acusado de tentativa de homicídio qualificado. 

https://www.youtube.com/embed/VbwTMJroTbI?rel=0
6 – Soco do astro do futebol americano Ray Rice na mulher

No início de setembro, o site americano TMZ divulgou um vídeo em que Ray Rice, jogador de futebol americano, dá um soco na mulher, Janay Palmer, dentro de um elevador, num cassino de Atlantic City. No vídeo, Janay é golpeada no rosto e bate a cabeça no espelho. Tão chocante quanto a agressão de Rice é sua reação depois de nocautear a própria mulher: aparentando calma, ele espera o elevador parar, arrasta Janay para fora e recolhe os pertences dela, sem parecer muito preocupado com o fato de ela ter ficado inconsciente. 

https://videos.abril.com.br/veja/id/2c4cf7c450934312d37e25b7435c2c01
7 – Menina Ana Clara

Em 3 de janeiro, um vídeo exclusivo do site de VEJA mostra como câmeras de segurança de um ônibus atacado e incendiado por bandidos em São Luis do Maranhão gravaram a morte da menina Ana Clara Santos Souza, de 6 anos. Um deles despeja gasolina no interior do carro e ateia fogo. Em pânico, os passageiros correm em direção à saída, mas Ana Clara fica na escada, no meio do fogo. Quando a menina sai do ônibus, estava com o corpo em chamas. As câmeras mostram Ana Clara perambulando pela rua por alguns segundos, em choque. Ela morreu dois dias depois, com 95% do corpo queimado na UTI pediátrica do Hospital Estadual Juvêncio Matos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.